Esportes Titulo
Cartões podem decidir acesso e rebaixado na Série B-1 paulista
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
05/04/2003 | 18:49
Compartilhar notícia


Os cartões vermelhos e amarelos, que tanta polêmica provocaram no Torneio Rio/São Paulo de 2002 e na primeira divisão paulista de 2003, voltam à ordem do dia na Série B-1, iniciada sexta-feira e que conta com a participação de Palestra de São Bernardo e Grêmio Mauaense. Segundo o artigo 6º do regulamento, eles serão utilizados como critérios de desempates e podem até definir título e rebaixamento.

Desta vez, porém, não há possibilidade de dupla interpretação, como ocorreu na final do Paulistão, entre Corinthians e São Paulo. A FPF só vai recorrer aos cartões caso sejam esgotados todos os itens do artigo anterior, o 5º, e que são, pela ordem, maior número de vitórias, melhor saldo de gols, maior número de gols a favor e vantagem no confronto direto (somente no caso de igualdade entre dois times). Se persistir o empate, será disputada uma partida extra.

Descenso – Mas outro item do regulamento da B-1 pode provocar situação inusitada ao final da fase classificatória. Como o pior colocado de cada grupo será rebaixado para a B-2 de 2004, é possível a queda da equipe de uma chave com campanha superior à do penúltimo colocado de outra.

Pode ser que o pior classificado do Grupo 1 termine, por exemplo, com 15 pontos. Ele estará rebaixado, como determina o regulamento. No Grupo 2, sempre num raciocínio hipotético, o último colocado pode ter apenas 12 pontos e o penúltimo, 13. Cai somente o que somar os 12. O que totalizou 13 se mantém na mesma divisão.

Os 16 participantes foram divididos em dois grupos (partidas em turno e returno, somente nos respectivos grupos), com a classificação dos quatro primeiros de cada um para a fase decisiva. Os oito jogarão entre si, novamente em turno e returno, com a subida do campeão e do vice para a A-3. O Grupo 1 é composto por Tupã, Batatais, Lemense, Linense, Santa Ritense, Velo Clube, Fernandópolis e Monte Azul. O Grupo 2 tem Palestra, Grêmio Mauaense, Ecus, União Mogi, Primavera, Capivariano, Guarulhos e XV de Caraguatatuba. Os demais jogos de domingo, além dos que terão os times da região: Primavera x Capivariano, Guarulhos x XV de Caraguatatuba, Fernandópolis x Monte Azul e Santa Ritense x Velo Clube.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;