Internacional Titulo
SPD de Schroeder sofre grave derrota nas eleições regionais
Das Agências
21/04/2002 | 21:28
Compartilhar notícia


O Partido Social Democrata (SPD), do chanceler alemão, Gerhard Schroeder, sofreu uma grande derrota nas eleições da Saxônia Anhalt (parte da antiga Alemanha Oriental), frente à oposição cristã-democrata (CDU). Trata-se do último teste antes das eleições legislativas de setembro.

O SPD ficou com 20% dos votos, contra os 35,9% em 1998, o que significa que perdeu quase metade de seu eleitorado neste Estado da ex-RDA, que há anos lidera as estatísticas de desemprego e endividamento por habitante.

Segundo as primeiras estimativas da televisão pública alemã (ARD-ZDF), a CDU obteve entre 37,3% dos votos (contra 22% em 1998). O Partido Comunista Renovado (PDS) ficou na segunda posição, com 20,4% (19,6% em 1998), superando o SPD pela terceira vez nas eleições desde a reunificação alemã, depois das eleições em Turíngia e Saxônia, em 1999.

Depois de oito anos de ausência no Parlamento regional (Landtag), o Partido Liberal (FDP) conseguiu 13,3%, contra 4,2% em 1998.

Dirigentes da União Cristã-Democrata (CDU) indicaram que "em primeiro lugar" negociarão com o FDP.

Os Verdes, sócios do SPD no governo federal, não conseguiram passar a barreira dos 5% necessários para ter representantes no Parlamento regional, recebendo 2% dos votos. Desta forma, não têm representação parlamentar em nenhum Estado regional da ex-RDA.

Este ano foi marcado por uma redução: 56,5% dos 2,1 milhões de eleitores foram às urnas, contra 71,5% em 1998.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;