Nacional Titulo
Funcionários da Febem de Vila Maria são afastados
Do Diário OnLine
27/01/2005 | 17:56
Compartilhar notícia


O responsável pela administração da Febem (Fundação para o Bem-Estar do Menor) e secretário da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, determinou na tarde desta quinta-feira o afastamento imediato de 21 funcionários da Febem Vila Maria, Zona Norte de São Paulo. Eles são suspeitos de facilitar a fuga de 202 internos.

Na noite da última quarta-feira, 202 adolescentes escaparam da unidade Vila Maria – que abrange as unidades Adoniran Barbosa e Uirapuru. De acordo com os números fornecidos pela instituição, 106 dos 116 jovens que estavam em Adoniran Barbosa e 96 dos 139 internos em Uirapuru conseguiram ganhar a liberdade. Até o momento, 150 foram recapturados.

De acordo com Alexandre de Moraes, alguns indícios levam a crer que realmente houve facilitação por parte dos funcionários, entre eles o fato de parte dos internos terem deixado o local pela porta da frente e a fuga ter ocorrido de maneira simultânea nos dois complexos.

No entanto, o que realmente chama a atenção do administrador da Febem é que entre os fugitivos 73 prestariam depoimento contra funcionários da unidade de Vila Maria acusados de espancamento – ao todo, 84 adolescentes estavam escalados para depor. Diante deste fato, Alexandre de Moraes acredita que a facilitação da fuga foi um protesto dos funcionários contra o indiciamento de seus colegas no caso.

Espancamento – Na última sexta-feira (dia 21 de janeiro), a Justiça decretou a prisão preventiva de 27 funcionários da unidade Vila Maria. eles são acusados de espancar internos no dias 11 e 12 de janeiro deste ano. Destes, 16 já estão detidos e 11 seguem foragidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;