Automóveis Titulo
Preço de Verdade cai apenas 0,43%
Por Joel Leite
Agência AutoInforme
09/09/2003 | 19:20
Compartilhar notícia


O balanço da comercialização de carros novos feito pela Agência AutoInforme, com números da Molicar, mostra que a redução de três pontos percentuais do IPI concedida pelo governo para as montadoras não surtiu o efeito desejado. O Preço de Verdade, preço realmente praticado no mercado, caiu apenas 0,43% em agosto para o consumidor.

O não repasse do desconto já era previsto, uma vez que os preços dos carros estavam bem abaixo da tabela oficial. Apesar das fábricas reduzirem os valores referentes a diminuição do IPI em suas tabelas oficiais, o preço praticado pelas revendas praticamente não teve mudança.

A Toyota foi a única marca que teve redução de mais de 3% no mês. Os preços dos carros da marca japonesa caíram 3,33% no período. Honda e Peugeot vieram a seguir, com quedas de 2,26% e 2,18%, respectivamente.

A Kia foi a marca que teve o maior aumento de preço no período: 4,39%. Renault e Citroën também tiveram aumento real no mês em que o IPI caiu três pontos.

O comportamento dos preços em agosto foi irregular. Na primeira quinzena os modelos situados na faixa que foi beneficiada com a redução do IPI (até 2000cc), tiveram uma queda maior de preço: média de 1,14%. Mas, na segunda quinzena os preços subiram e o mês fechou com uma redução insignificante, de 0,43%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;