Política Titulo Facebook
Paulinho Serra é vítima de perfil falso

Vereador registrará BO para identificar responsável por sátira na internet

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
11/06/2012 | 07:48
Compartilhar notícia


A criação de perfil falso do vereador de Santo André Paulinho Serra (PSDB) no site de relacionamento Facebook irá motivar medidas impetradas na polícia. Diante da implantação da página virtual, que ficou poucos dias no ar no fim de maio, o tucano resolver registrar ocorrência de crime contra a honra para que investigação possa identificar e, eventualmente, punir os responsáveis.

Paulinho sustenta que tomará as ações cabíveis para responsabilizar civil e criminalmente os envolvidos. Segundo ele, algumas pessoas serão arroladas como testemunhas por terem ouvido possível confissão do ato. “Lamento profundamente o uso desse expediente, de pessoas que se escondem atrás de uma página virtual. Tenho imagem pública que preciso preservar e, por isso, quero esclarecer de onde vem a maldade”, disse. Há suspeitas de que os envolvidos integrem o tucanato andreense.

Apesar de a internet ser considerada território livre, sem lei nem punição, o tucano avalia que é possível encontrar os culpados. Ele impetrará representações na Polícia Civil e Federal, que possuem departamentos especializados no combate aos crimes praticados na web. “O Judiciário vem coibindo a sensação de impunidade que reina no ambiente virtual e combatendo esse tipo de criminalidade”, completa Paulinho.

A página teve sua implantação logo depois que o diretório estadual do PSDB autorizou a executiva municipal a firmar aliança com o prefeito Aidan Ravin (PTB). Até então, o tucano brigava internamente para encabeçar chapa majoritária, contrária ao projeto de reeleição petebista. Apesar da tentativa de Paulinho, não houve sinalização de apoio ao voo solo.

O perfil estava registrado como ‘Paulinho Macunaíma’ (veja fac-símile acima). Nas informações relacionadas, cita que o parlamentar atua pela Vasp, denominada de Vagabundos Anônimos Sustentados pelos Pais, com uma foto de Paulinho deitado numa rede. Na descrição, menciona ser o ‘herói sem caráter de Santo André’. Entre os amigos aparecem os vereadores Jairo Bafile, o Jairinho, José Montoro Filho, o Montorinho (ambos do PT) e Israel Zekcer (PTB).

De acordo com informações do próprio Facebook, o IP (sigla, em inglês, que significa protocolo de internet), apurado preliminarmente, identifica que o perfil foi criado em computador situado na região central de Santo André. Acionado, o site de relacionamento continua averiguando o episódio e enviará ao parlamentar o relatório completo da localização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;