Nacional Titulo
PF desarticula quadrilha de assaltantes no Rio
Do Diário OnLine
Com Agências
01/11/2004 | 20:48
Compartilhar notícia


A Polícia Federal prendeu na madrugada desta segunda-feira 16 pessoas acusadas de participar de uma quadrilha que assaltava bancos no Rio de Janeiro. Os criminosos planejavam roubar um carro forte no Rio para financiar a compra de drogas para distribuição em favelas da cidade. Entre os presos está Valdemir Farias Pereira, suspeito de envolvimento no assassinato do traficante José Carlos dos Reis Encina, o Escadinha.

O grupo foi cercado por 30 agentes da PF numa casa do sítio Recanto Baby, na Estrada Rio-Teresópolis, em Guapimirim, região serrana do Rio. No local, foram encontrados armas, granadas, coletes à prova de balas, camisas da Polícia Civil, munições e um carro de transporte de valores.

A maioria das armas apreendidas foi roubada no Estado do Rio e é de uso restrito das Forças Armadas e das polícias. Entre elas estão nove fuzis, um fuzil calibre .30, de grande poder de destruição, e duas carabinas.

A PF investigou a quadrilha por cinco meses. A operação começou às 6h, quando os criminosos ainda dormiam. Nenhum tiro foi disparado. Participaram da ação agentes da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes), da Missão Suporte - grupo de elite de apoio policial no Rio - da Superintendência Regional no Rio de Janeiro e do COT (Comando de Operações Táticas) do DPF (Departamento de Polícia Federal).

Segundo a PF, o líder da quadrilha é Valdemir Farias Pereira, conhecido como Val. Ele é suspeito de liderar o tráfico no complexo do Alemão, Zona Norte, e é investigado por suspeita de envolvimento no assassinato do traficante Escadinha, morto em setembro.

Outro preso é o proprietário do sítio, o advogado Jorge Bisoli dos Santos. O advogado ficará detido na Polinter, já os outros integrantes do grupo poderão ser encaminhados para o presídio Ary Franco, em Água Santa, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Os criminosos, presos em flagrante, devem responder pelos crimes de formação de quadrilha, roubo e furto, porte de arma, de uso restrito e associação para o tráfico.

Escadinha — O ex-traficante José Carlos dos Reis Encina, conhecido como Escadinha, foi executado com tiros de fuzil no dia 23 de setembro, na Avenida Brasil, uma das mais importantes do Rio de Janeiro. Ele estava num Vectra junto com Luciano da Silva Wanderlei, que também foi morto.

Escadinha ficou famoso em todo o país em 1985, quando foi resgatado da penitenciária Ilha Grande (RJ) por um helicóptero. Ele foi um dos fundadores do CV (Comando Vermelho), porém passou a chefiar o tráfico de drogas do morro do Juramento, comandado pela ADA (Amigo dos Amigos), facção rival.

O criminoso estava preso em regime semi-aberto no Complexo de Bangu, assim como Luciano Wanderlei, e era sócio de uma cooperativa de táxi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;