Automóveis Titulo
Suzuki Burgman está melhor e mais barato
Norberto Soares
Agência HP Press
27/04/2004 | 17:34
Compartilhar notícia


Conforto e sofisticação são as principais características do Suzuki Burgman, único scooter de grande cilindrada disponível no mercado brasileiro. A novidade mais importante da nova versão – apresentada à imprensa na semana passada e que começa a chegar ao mercado – é um moderno sistema de injeção eletrônica. Com isso, o Burgman ganhou desempenho e maior economia de combustível, além de diminuir a emissão de poluentes na atmosfera. Outra boa notícia é que a J Toledo, importador oficial da marca para o Brasil, reposicionou o preço do modelo, que agora é oferecido por R$ 24.900,00.

O motor permanece com 385cc, monocilíndrico, quatro tempos e quatro válvulas. O tanque de combustível de 13 litros garante boa autonomia e o banco largo e macio com um encosto para o garupa e outro para o piloto (ajustável), são itens que colaboram para o conforto proporcionado pelo modelo. É bom ressaltar que o Burgman conta com transmissão automática, e os manetes são usados apenas com o propósito de frear o scooter, um para cada roda.

O novo design chama a atenção. Visto de frente, o Burgman mostra a mesma agressividade de modelos esportivos recentes. Os piscas foram incorporados ao conjunto dos faróis (dois, cada um com uma lâmpada de 35w) e deixaram o modelo mais ‘invocado’. O novo painel conta com velocímetro, conta-giros, dois hodômetros parciais e um total, nível de combustível, termômetro do líquido de arrefecimento e relógio.

A nova roda "estrela" de liga leve é bem mais leve do que a da versão anterior e o chanfro que diminui um pouco o apoio para os pés do condutor facilita o movimento apoio/chão/apoio quando o scooter pára, já que sem ele o pé sempre raspava na borda do suporte.

Espaço, muito espaço – O novo Burgman oferece três porta-luvas logo abaixo do painel: dois laterais para pequenos objetos e outro com 10 litros cúbicos de capacidade com chave própria, capaz de guardar uma série de objetos pessoais, tanto para o uso urbano como em viagens. Sob o banco há um porta-objetos com 55 litros de capacidade, suficiente para guardar dois capacetes e uma mochila pequena.

Para os que ainda olham o Burgman com desconfiança bastam algumas voltas para se sentir muito à vontade nesse scooterzão. Com certeza, muitas das suas opiniões mudarão. Para a equipe do Jornal Veículos, que avaliou a versão 2003 na sua edição nº 26, não houve mudança significativa quanto à dirigibilidade, embora ele tenha ficado mais "esperto" na arrancada e mantido o alto nível de conforto que caracteriza o modelo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;