Internacional Titulo
Homem-bomba ataca soldados em aeroporto, dizem EUA
Do Diário OnLine
05/04/2003 | 17:32
Compartilhar notícia


Um homem-bomba atacou soldados norte-americanos que estão no aeroporto internacional de Bagdá, segundo militares dos Estados Unidos. Segundo o sargento de artilharia de uma unidade da Divisão de Infantaria Mecanizada dos EUA, Mark Woodward, suas tropas receberam a informação para ficar vigilantes nas barreiras de estradas, pois uma nova explosão suicida havia sido verificada no aeroporto.

"A ordem foi dada somente hoje, então eu deduzi que (o ataque suicida) foi ontem à noite ou hoje de manhã", declarou Woodward a um correspondente da agência de notícias Reuters. O militar norte-americano não deu detalhes sobre o incidente nem comentou a existência de vítimas.

Na sexta-feira, o ministro da Informação do Iraque, Mohammed Said al-Sahaf, prometeu um ataque não convencional contra as forças dos Estados Unidos que ameaçavam tomar o aeroporto internacional de Bagdá, que, segundo a coalizão, já foi controlado.

Segundo um porta-voz militar norte-americano, que se encontrava no aeroporto de Bagdá, a situação é tranqüila no local. "Os únicos guardas republicanos que vimos estão mortos ou presos", disse o capitão Andrew Valles, porta-voz da 1ª brigada da 3ª divisão de infantaria.

Ainda sobre o avanço das tropas nas proximidades de Bagdá, neste sábado um porta-voz de Downing Street disse que membros da Guarda Republicana, a força de elite de Saddam Hussein, sofreram uma "grande derrota", "enormes perdas" e muitas deserções.

"Os tanques entraram em Bagdá para mostrar claramente à população que, independentemente do que o regime diga, as forças da coalizão avançam e estão decididas a levar sua missão até o final", acrescentou o porta-voz da sede do primeiro-ministro britânico.

"Está claro que elementos da Guarda Republicana sofreram uma derrota completa com gravíssimas perdas e certo número de deserções", afirmou.

Com agências




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;