Economia Titulo
Metalúrgicos do ABC 'desconfiam' da correçao do FGTS
Do Diário OnLine
25/09/2000 | 17:24
Compartilhar notícia


O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopes Feijó, afirmou, nesta segunda-feira, que a central encara com desconfiança o anúncio do governo federal sobre a extensao da correçao monetária do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) a todos os trabalhadores com contas durante os planos Verao e Collor 1. De acordo com ele, a nota divulgada pelo governo na última quinta-feira condiciona o pagamento da correçao à preservaçao do FGTS, o que, para Feijó seria impossível.

"Encaramos o anúncio com muita desconfiança e ela só vem aumentando à medida em que observamos, através da imprensa, que o governo pretende, na verdade, postergar ou nao pagar a correçao", disse Feijó.

Ele criticou o fato de o presidente Fernando Henrique Cardoso definir que o dinheiro para a correçao sairá do próprio FGTS. "O FGTS é um fundo que sai da renda do trabalhador. O próprio fundo é credor de um débito que nao foi repassado a ele. Como pode existir dinheiro no fundo se ele foi retirado de lá? Quem deve pagar esse débito nao é o fundo e sim os responsáveis pela retirada do dinheiro", afirmou, dizendo que será impossível retirar recursos do próprio FGTS para o ressarcimento a milhares de trabalhadores.

Feijó afirmou que espera que as negociaçoes que o governo se propôs a abrir com as centrais sindicais sejam positivas, mas ressaltou que, caso elas nao atinjam as expectativas das classes trabalhistas, as centrais estao preparadas para reivindicar o pagamento da correçao, através de manifestaçoes por todo o país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;