Esportes Titulo
Popó e Jofre 'brigam' por título de maior boxeador do Brasil
Do Diário OnLine
08/01/2004 | 20:14
Compartilhar notícia


O baiano Acelino 'Popó' Freitas, novo campeão mundial dos leves pela Organização Mundial de Boxe (OMB), acirrou a disputa com o ex-pugilista Éder Jofre pelo título de 'maior boxeador do Brasil'. Popó desembarcou em São Paulo nesta quinta-feira, após conquistar o mais recente cinturão, e disparou contra Jofre – que o teria criticado. Mas o ex-campeão das categorias galo e pena, nos anos 60 e 70, afirmou que torce pelo sucesso de Popó.

Dizendo-se "realizado como atleta", o boxeador baiano alegou que não tem de provar nada para ninguém. Popó é campeão dos superpenas pela OMB e pela Associação Mundial de Boxe (AMB), além de conquistar o título dos leves pela OMB. "Não tenho dois títulos mundiais (como Éder Jofre). Tenho três títulos em duas categorias. Eu não me igualei a ninguém. Estou acima de todo mundo aqui no Brasil", disparou Popó. "Cada um tem sua época. Eu, infelizmente, não pude atingir a época dele para criticar ou elogiar."

Horas após a estocada de Popó, Jofre tentou atenuar o clima de rivalidade. "Eu torço por você. Pode pegar todas as minhas entrevistas, todas, que você verá que eu só falo bem de você", defendeu-se o ex-campeão, em entrevista à Rádio Globo. "Se você me passar (em títulos mundiais), eu vou bater palmas. Não vou ficar me queixando com ninguém. Cada um na sua, cara."

"Tomara que você consiga passar 20, 30 anos lutando, como eu, dando glórias para o Brasil e trazendo divisas para o país", prosseguiu Éder Jofre. "Quero ver você vencer quatro, cinco, seis, quantos títulos forem possíveis."

Futuro - Popó revelou que vai seguir lutando como peso leve – escolha que o obrigará a devolver os cinturões de campeão pelos superpenas. O baiano avisou ainda que não vai desafiar Floyd Mayweather, campeão do leves pelo CMB. "Ele precisa de mim. Eu não preciso dele", disparou.

Popó informou também que está estudando propostas para as futuras lutas - a próxima deverá ser em abril, contra um adversário a ser escolhido.

O boxeador contou que tem oferta da TV norte-americana HBO para lutar "quando quiser, onde quiser e com quem quiser". A emissora Showtime teria feito oferta semelhante para transmitir os combates do brasileiro.

Ainda no campo esportivo, o boxeador informou que terá de operar o nariz, para corrigir um desvio de septo sofrido durante um treino contra um sparing. Popó revelou que enfrentou o armênio Artur Grigorian – derrotado na disputa pelo título mundial dos leves – com o nariz machucado. "Mas (a contusão) não me atrapalhou em nada, graças a Deus. Eu estava respirando normalmente, consciente das minhas ações na luta."

No campo pessoal, Popó contou que ele e a esposa, Eliana, pretendem ter um bebê ainda em 2004. Outro plano para este ano é a abertura de mais uma academia de boxe com seu nome, provavelmente em São Paulo. Popó revelou ainda que deve viajar aos Estados Unidos (provavelmente para a Filadélfia) para estudar inglês. O baiano explicou que quer dominar melhor o idioma para não passar apertado nas entrevistas que precedem as lutas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;