Nacional Titulo
Termina rebelião em MG e reféns são libertados
Do Diário OnLine
24/05/2003 | 21:49
Compartilhar notícia


Após mais de 78h de tensão, a Polícia Militar fez um acordo com os cerca de 100 presos rebelados da penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, e os três reféns foram libertados - dois agentes penitenciários e o subdiretor de disciplina, Rui França Júnior.

Entre as principais reivindicações dos 103 presos amotinados no pavilhão 2 estavam a demissão de diretores e a transferência de 20 presos, mas os negociadores só atenderam aos pedidos de elaboração de um regimento para as visitas e construção de 12 banheiros.

Segundo o comando da PM no município, a estratégia era vencer os presos pelo cansaço. O fornecimento de alimentação, de água e luz e as visitas haviam sido suspensas no pavilhão.

Cinco reféns estavam em poder dos presos, mas um deles foi libertado na manhã de sexta e outro conseguiu fugir pulando do telhado da penitenciária, de uma altura de dez metros, depois que os presos começaram a atear fogo a um colchão amarrado ao seu corpo.

Os três reféns libertados neste sábado, após o acordo, deixaram o local em ambulâncias.

O motim começou na última quarta-feira, quando era servido o almoço. Alguns detentos teriam tentado fugir pelo telhado, mas foram impedidos pela polícia. Eles ficaram sobre os telhados, arrancaram telhas e atearam fogo em colchões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;