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Livina agora com 'tempero' aventureiro
Marcelo Monegato
Enviado a Itu
02/09/2009 | 07:00
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Divulgação


Com agradável conjunto mecânico, bom nível de itens de série e preço atraente, a família Livina arrebatou o coração - e o bolso - dos consumidores racionais. Foi amor ao primeiro test drive. Porém, o público emotivo, que leva à risca o lema "a primeira impressão é a que fica", não se apaixonou pelo modelo de traços conservadores.

Consciente desse ponto fraco, a Nissan se mexeu. E mexeu - desculpe a repetição - no design do monovolume, adotando o visual off-road, promovendo o nascimento da versão aventureira X-Gear.

O modelo tem três versões de acabamento e duas motorizações, ambas bicombustíveis: 1.6 16V (R$ 51,7 mil), 1.6 16V SL (R$ 57,9 mil) e 1.8 16V SL automática (R$ 63,7 mil). Todas com três anos de garantia.

As únicas diferenças em relação ao Livina que conhecemos estão no exterior. A frente ganhou nova grade do radiador e para-choque redesenhado, conferindo maior imponência e valorizando os faróis de neblina - disponíveis só na configuração SL. O rodapé das portas e as caixas de rodas ganharam apliques de plástico preto.

A traseira também traz para-lamas inéditos e o logo X-Gear estampado na tampa do porta-malas. O rack de teto e as rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho exclusivo completam o look off-road.

DNA MANTIDO - Durante test drive até Itu confirmamos o que já sabíamos: acabamento razoável, ótimo espaço interno, bom nível de equipamentos e conjunto mecânico honesto são os mesmos do Livina 100% urbano.

A versão topo de linha traz, além da transmissão automática de quatro velocidades, ar-condicionado, freios com ABS, air bag duplo, direção elétrica, rádio CD player com MP3, bancos de couro e chave inteligente i-Key - que possibilita o destravamento das portas a uma distância de até 80 cm.

Na viagem de ida à cidade interiorana, avaliamos a versão intermediária 1.6 16V SL manual. As acelerações e retomadas foram satisfatórias, principalmente pelo bom escalonamento do câmbio manual de cinco marchas. A suspensão, que não sofreu alterações em seu acerto, continua rígida, sem abrir mão do conforto.

Na volta, utilizamos a configuração topo de linha. O bloco 1.8 16V agrada, com 90% do torque de 17,5 mkgf entregues a 2.400 rpm. A transmissão automática de quatro marchas - com overdrive - não inibe o Livina.

A Nissan espera vender 700 X-Gear em 2009. Agora é esperar e ver se o off-road racional cairá na graça dos emotivos. Façam suas apostas!




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