Política Titulo
'Caso Renan': novo processo deve ser enviado ao Conselho de Ética
Do Diário OnLine
13/08/2007 | 21:27
Compartilhar notícia


A Mesa Diretora do Senado se reúne nesta quinta-feira e deve decidir pelo envio ao Conselho de Ética da nova representação contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de ter utilizado ‘laranjas’ para comprar meios de comunicação no Estado de Alagoas. A representação, a terceira que corre contra o peemedebista neste ano no Congresso Nacional, foi protocolada na semana passada pelo DEM e PSDB.

Como o regimento interno do Senado não permite que este tipo de representação seja arquivado, a Mesa deve mesmo repassar diretamente o processo ao Conselho. Além disso, a reunião será presidida por um membro da oposição, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), o que pode facilitar ainda mais o encaminhamento da representação.

Outro fator que certamente contribuirá para que o Conselho abra um novo processo contra Renan é a entrevista dada neste fim de semana pelo usineiro João Lyra à revista ‘Veja’, quando ele confessou ter feito uma sociedade secreta com o peemedebista na compra de uma emissora de rádio e de um jornal em Alagoas.

“Não existe outra alternativa. A decisão é formal e a Mesa repassará o processo ao colegiado”, assinalou Álvaro Dias.

O parlamentar de Alagoas já responde a outros dois processos no Conselho de Ética. Um pela acusação de ter as contas da pensão de uma filha que teve com a jornalista Mônica Veloso – em um relacionamento extraconjugal – pagas pela Construtora Mendes Júnior; e outra pela suspeita de ter revertido uma dívida da Schincariol junto ao INSS. Em troca, a cervejaria teria comprado uma fábrica do seu irmão, o deputado federal Olavo Calheiros (PMDB-AL), acima do preço de mercado.  

O presidente do Conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), ainda não definiu quem será o relator do processo que envolve Renan e a Schincariol. Ele apenas já descartou a possibilidade de dividir a relatoria entre mais de um relator, como no caso da Mendes Júnior, em que três relatores estão analisando o processo: Almeida Lima (PMDB-SE), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES).  



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;