Economia Titulo
Governo descarta apagão até a segunda semana de agosto
Do Diário OnLine
11/07/2001 | 13:58
Compartilhar notícia


O país está livre dos cortes programados de energia elétrica, os chamados ‘apagões’, até a segunda semana de agosto. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo presidente da Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica (GCE), ministro Pedro Parente, durante o anúncio do Plano B do governo — um plano de contingência que prevê a criação de feriados e cortes no fornecimento, caso o racionamento não atinja a meta projetada.

De acordo com o ministro, se a redução do consumo de energia e os reservatórios das hidrelétricas permanecerem nos níveis atuais, será cada vez menor a possibilidade de o governo colocar em prática o Plano B, mas não está totalmente descartada. “Embora cada vez menores as chances, não são inexistentes os riscos de cortes”, ressaltou.

O ministro atribuiu os resultados positivos do plano de racionamento à "extraordinária colaboração da população". A meta de consumo foi superada entre os dias 1º e 10 de julho. Segundo dados Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Sudeste e Centro-Oeste, a redução no gasto de energia foi de 22,5%, enquanto na região Nordeste, ficou em 22,5%. No Norte, que entrou no racionamento este mês, a redução foi 8,8%.

O nível dos reservatórios está acima do previsto pelo governo. Na região Sudeste, os reservatórios estão com 28,05% de suas capacidades ocupadas (1,59% acima do projetado); no Nordeste, a ocupação é de 23,31% (0,17% acima do previsto). No Sul, que colabora com o racionamento voluntariamente, os reservatórios estão com suas capacidades em 94,16%.

Ainda segundo Parente, a transferência de 1.300 MW de energia elétrica para o Nordeste está mantida.

O ministro explicou que o Plano B foi divulgado antecipadamente para evitar possíveis especulações sobre as providências do governo e para que a população já tenha conhecimento das medidas que serão adotadas caso o atual plano de racionamento fracasse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;