Nacional Titulo
Basílica de Aparecida recebe 150 mil
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
Com AE
12/10/2004 | 19:15
Compartilhar notícia


O dia da Padroeira do Brasil levou 150 mil pessoas ao Santuário Nacional de Aparecida, a 170 km da capital. Os devotos aproveitaram o feriado para agradecer aos milagres recebidos de Nossa Senhora Aparecida e se uniram em uma corrente de orações. O número de romeiros ficou próximo aos 160 mil esperados.

A maioria dos romeiros chegou ainda de madrugada. A terça-feira não tinha amanhecido e o pátio da Basílica já estava cheio. Pelo menos 5 mil carros e 3 mil ônibus.

"Eu venho aqui e tenho impressão de que ela fala comigo. É uma emoção mais forte que a gente", disse a dona de casa Adelaide Moura, de 56 anos, de Santo André.

A espera para passar pela imagem original da santa era de mais de uma hora. Depois de rezar diante da imagem, os romeiros visitavam a Basílica Velha e faziam questão de andar pela passarela de 392 m de extensão, sempre muito cheia. De joelhos pela passarela, o vendedor Fernando Costa, 41 anos, agradecia à saúde do pai. "Pedi que meu pai fosse curado e consegui", contou com lágrimas nos olhos.

Missa – A missa das 10h foi celebrada por dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil. O arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno de Assis, co-celebrou, ao lado de outros bispos. O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, fizeram as leituras bíblicas. A missa reuniu cerca de 45 mil fiéis que se emocionaram com a cantora Maria Bethânia.

Romeiros do ABC – Entre os milhares de devotos que rumaram para Aparecida no fim de semana estava um grupo de cerca de 35 romeiros do Grande ABC. Eles saíram de Santo André na manhã da última quinta-feria e percorreram a pé os 188 km que separam a região da cidade de Aparecida, onde chegaram no dia 11, segunda-feira.

"Andamos uma média de 40 km por dia e dormimos embaixo de toldo de posto de gasolina e pequenas pousadas. Quando chegamos perto da basílica de Aparecida, foi o momento mais especial do trajeto. Fizemos um minuto de silêncio, depois nos abraçamos em um momento de confraternização e oramos. A emoção foi lá para cima", afirmou o comerciante Paulo Carrara, 63 anos, integrante do grupo. Segundo ele, as bolhas nos pés foram insignificantes diante da força da devoção de cada um dos fiéis.

Mas as homenagens à Nossa Senhora ainda não terminaram. Um outro grupo de romeiros pretende hoje promover a 4ªRomaria a Cavalo para Aparecida do Norte, partindo de São Bernardo, que terá a duração de sete dias. São 10 cavaleiros e 12 acompanhantes de apoio que viajam em caminhão e caminhonete. A comitiva vai ter como ponto de encontro a Paróquia Santa Filomena, na rua Marechal Deodoro.

"Escolhemos o dia 13, para evitar o tumulto do dia 12. É muito prazeroso, porque temos fé e fazemos um caminho alternativo de terra e cachoeira. A volta é de carro", explicou o comerciante Glaucio Gomes Nascimento, 41 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;