Economia Titulo
Petrobras deve dar prioridade à exploração
26/10/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Diante da crise financeira internacional, a Petrobras terá de escolher quais projetos de investimento desejará levar adiante no curto e médio prazo. Com o acesso a crédito mais restrito, mesmo para uma gigante como a petrolífera, e com dificuldades no mercado de capitais em razão de fatores conjunturais, a empresa terá dificuldades para levar adiante todos os projetos anunciados, pelo menos no cronograma previsto inicialmente.

Desta forma, a companhia terá de reavaliar os novos projetos e dar prioridade a alguns deles. Na avaliação de especialistas do setor de petróleo, a companhia deve optar pela área de exploração e produção em sua análise, com destaque para o pré-sal.

"A Petrobras terá dificuldades para tocar todos os projetos ao mesmo tempo", afirma o analista do BBI (Banco do Brasil Investimentos) Nelson Rodrigues de Matos. Executivos da Petrobras e integrantes do primeiro escalão governo federal já deram indícios de que a exploração do pré-sal é viável entre US$ 35 e US$ 40 o barril. "Ainda estamos muito longe disso', observa o analista. Para Matos, avançar em exploração é mais importante para a companhia. Ele lembra que o pico de produção dos campos do pré-sal é esperado para 2020, período para o qual espera-se um novo patamar para os preços do óleo.

Para o analista do setor de petróleo da Ágora Corretora, Luiz Otávio Broad, a restrição de crédito deve fazer com que a companhia priorize projetos com expectativa de retorno mais rápido, situação na qual se enquadra a atividade de exploração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;