Política Titulo Pesquisa
Saulo Benevides sai na
frente em Ribeirão Pires

Vereador do PMDB lidera numericamente pesquisa Ibope,
seguido pela ex-prefeita Maria Inês e pelo atual vice Dedé

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/06/2012 | 07:52
Compartilhar notícia


O vereador Saulo Benevides (PMDB) aparece numericamente na frente na primeira pesquisa Ibope divulgada sobre a eleição ao Paço de Ribeirão Pires. O peemedebista possui 26% das intenções de voto. Candidato do prefeito Clóvis Volpi (PV), o vice Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS), surge na terceira colocação, com 21%, atrás ainda da ex-prefeita Maria Inês Soares (PT), com 24%.

Votos brancos e nulos somam 19% dos entrevistados e 10% estão indecisos ou não responderam. Os três pré-candidatos estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro, de cinco pontos percentuais para mais ou para menos na sondagem estimulada.

Saulo também lidera numericamente em todos os cenários em que aparece em hipotético segundo turno (com pouco mais de 85 mil eleitores, Ribeirão Pires encerra o pleito já no primeiro turno). O peemedebista bateria Dedé em duelo polarizado por 34% a 32% e venceria Maria Inês por 40% a 30% (em ambas situações, o empate técnico persiste). Em panorama entre Maria Inês e Dedé, o popular-socialista leva vantagem: 33% a 30%.

O Ibope ouviu 406 pessoas, entre 31 de maio e 2 de junho. Não incluiu a pré-candidatura de Cezar de Carvalho (PSDB), que nesta semana formalizou grupo com Lair da Apae (PSC) para a criação de uma quarta via na cidade. Porém, coletou dados sobre Rosi de Marco (PV), ex-secretária de Educação e Inclusão Social do governo Volpi. Ela é cotada para ser vice de Dedé e descartada para postular a Prefeitura.

Na pesquisa espontânea, Dedé lidera. O candidato governista alcançou 9% das intenções de voto. Maria Inês e Saulo vêm logo atrás, empatados com 7%. O vereador Zé Nelson de Barros (PSD) conquistou 1%, assim como algum candidato do PT. Outros postulantes com citação abaixo de 1% somaram 4%. Brancos e nulos chegaram a 14%.

No cenário espontâneo, 58% não responderam ou se mostraram indecisos. A marca, superior às obtidas pelos pré-candidatos ao Paço, mostra o ainda desinteresse do eleitorado - a eleição está marcada para 7 de outubro.

REJEIÇÃO

Ex-prefeita por dois mandatos (1997-2000 e 2001-2004), Maria Inês é a mais rejeitada entre os pré-candidatos à Prefeitura de Ribeirão Pires. A petista foi citada negativamente por 33% dos entrevistados. Dedé foi criticado por 21% e Saulo por 16%. Em cenário com Rosi de Marco no lugar de Dedé, o índice de rejeição de Maria Inês reduz para 25%. A ex-secretária de Educação foi questionada por 24%, enquanto Saulo aparece com 15%.

O levantamento foi encomendado pela Enigma Consultoria e Marketing Estratégico, sediada em Ribeirão Pires. A pesquisa está registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), sob o protocolo 00070/2012.

Saúde é o que mais preocupa população

O levantamento realizado pelo Ibope revelou que a população de Ribeirão Pires considera a Saúde como a área mais problemática da cidade. Em questionamento com abertura de indicação de até três problemas, o setor foi criticado por 82% dos entrevistados - disparado a maior preocupação dos munícipes.

O cenário surge no mesmo período em que o Diário publica possíveis fraudes no contrato entre a Prefeitura de Ribeirão Pires com o Instituto Illuminatus, contratado para gerenciar a Saúde no município. A quarteirização do serviço abriu brecha para que Renata Lin, anestesista contratada pelo Paço, conseguisse instalar diversas empresas de sua ligação no convênio com o poder público.

O rombo nas contas do governo pode chegar a R$ 4,5 milhões. O caso, apurado pelo Ministério Público, gerou ruptura no contrato com o Illuminatus e demissão em massa de médicos. Somente agora a administração começa a sanar o problema, com a contratação de profissionais da área.

Segurança Pública ficou em segundo lugar na lista de prioridades a serem consertadas pelo governo municipal, com 35% de citações. Calçamentos de ruas e avenidas e Educação também figuram entre as principais preocupações da população de Ribeirão Pires, com 29% de apontamento popular. Geração de empregos (19%) e corrupção (14%) são outros temas citados como problemas pelos entrevistados pelo Ibope.

Governo Clóvis Volpi tem rejeição de 55%

A pesquisa Ibope mostra alto índice de descontentamento da população com o segundo mandato do prefeito Clóvis Volpi (PV). Dos 406 entrevistados, 55% reprovam o governo do verde - 38% aprovam e 7% se mostram indecisos ou não responderam. Em 2008, Volpi foi reeleito com 73% dos votos válidos.

Na avaliação detalhada da administração, os índices ainda são preocupantes. Citação de ruim e péssima somam 35%; 37% consideram a gestão Volpi regular; 24% avaliam como bom o último mandato do verde e somente 2% creditam como ótimo o governo.

Em outra questão, 35% dos entrevistados disseram estar insatisfeitos com a gerência de Ribeirão Pires, enquanto 20% se mostraram muito insatisfeitos com a situação do município. A soma de satisfeitos e muito satisfeitos com a cidade chega a 42%. Os indecisos e os que não responderam atingiram 2%.

O levantamento também revela que 33% dos entrevistados gostariam de um candidato que mudasse totalmente a atual gestão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;