Política Titulo
Vantagem de 20 pontos
Das Agências
19/10/2006 | 22:45
Compartilhar notícia


O presidente e candidato à reeleição pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, ampliou sua vantagem com relação a Geraldo Alckmin (PSDB), e ficou com 57% das intenções de votos, de acordo com pesquisa Vox Populi, divulgada quinta-feira no Jornal da Band.

No dia 12, Lula tinha 51%. Alckmin ficou com 37% das intenções, ante 41% no levantamento anterior. São 20 pontos percentuais de diferença.

Em votos válidos, a diferença entre os dois candidatos é de 22 pontos percentuais. Lula ficou com 61%, e Alckmin com 39%.

A pesquisa, registrada no dia 13 no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo número 22612/2006, foi contratada pela Editora Confiança, que publica a revista Carta Capital. A sondagem foi realizada entre os dias 16 e 17.

Vitórias – A Corregedoria-geral da Justiça Eleitoral determinou quinta-feira o arquivamento da representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ajuizada pela coligação Por um Brasil Decente (PSDB-PFL), do candidato Geraldo Alckmin, que pedia a apuração de suposto abuso de poder econômico e de autoridade em proveito da candidatura à reeleição devido à liberação de R$ 1 bilhão para a agricultura após o anúncio do apoio do governador do Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS).

Segundo o TSE, o órgão considerou que a representação tinha “frágil substrato fático-probatório”, e que os fatos apresentados não eram suficientes para inicial investigação judicial. Os advogados apresentaram reportagens jornalísticas sobre o anúncio do apoio de Maggi, “pretensiosamente obtida em razão da contrapartida da liberação de recursos do orçamento para o Estado, entre as quais se encontra, igualmente, notícia de que o anunciado desembolso já estava previsto no pacote agrícola anunciado pelo governo em maio deste ano”.

Lula também conquistou quinta-feira no TSE o direito de responder a uma propaganda divulgada por Geraldo Alckmin, no horário eleitoral gratuito. Na propaganda do candidato do PSDB, foi veiculado que o presidente manda na Polícia Federal, nos ministros e não sabe dizer de onde veio o dinheiro apreendido com petistas para supostamente comercializar dossiê contrário a tucanos.

O ministro do TSE, Marcelo Ribeiro afirmou que a propaganda dava a nítida impressão de que Lula saberia a origem do dinheiro, mas não queria revelá-la.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;