Economia Titulo
CNI: vendas da indústria crescem 0,13% em abril
Do Diário OnLine
Com Agências
06/06/2005 | 20:29
Compartilhar notícia


A CNI (Confederação Nacional da Indústria) informou, nesta segunda-feira, que as vendas reais da indústria em abril cresceram apenas 0,13% em relação a março. Mas as horas trabalhadas excederam em 9,06% — se comparadas ao mesmo período do ano passado.

O coordenador da Unidade de Pesquisa da entidade, Renato da Fonseca, e o economista Paulo Mol, da Unidade de Política Econômica, atribuem a retração da atividade industrial em relação ao ano passado à alta contínua da taxa de juros anual (a Selic), que hoje está em 19,75% ao ano, e à valorização do real frente ao dólar.

Eles avaliaram que a taxa de juros e a desvalorização do dólar frente ao real estão atreladas aos resultados da indústria e se não houver uma mudança nesse quadro "será difícil avaliar como será o resultado da industria no final do ano. Com certeza, uma taxa de câmbio mais alta e uma taxa de juros menor dariam resultados melhores aos índices da indústria", segundo Paulo Mol.

A CNI tentou explicar a diferença entre o índice de crescimento da indústria e o aumento das horas trabalhadas. Pode ser "um possível erro de percepção do empresariado quanto à demanda efetiva, o que pode ter possibilitado a formação de estoques". Segundo Paulo Mol, "se isso for confirmado haverá uma queda futura da atividade industrial".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;