Internacional Titulo
Vladimir Putin apresenta seus primeiros planos econômicos
Do Diário do Grande ABC
20/04/2000 | 15:22
Compartilhar notícia


Um crescimento anual de 4% a 6% nos próximos três anos e um aumento de 25% na renda da populaçao: esses sao os objetivos do presidente russo Vladimir Putin para o período 20001-2003, segundo suas primeiras medidas econômicas, anunciadas nesta quinta-feira. Pela primeira vez desde a demissao de Bóris Yeltsin, no fim de dezembro, e sua conseqüente ascensao ao poder, Putin deu informaçoes claras sobre suas intençoes no setor.

O período 2001-2003 foi apresentado como a "primeira etapa" de um plano de desenvolvimento que se prolongará até 2015. "O objetivo global da estratégia de desenvolvimento a longo prazo é a melhoria radical da qualidade de vida da populaçao", sublinhou um comunicado do Governo, ao término de uma reuniao de ministros presidida por Putin.

A "primeira etapa" se concentrará em "um aprofundamento das reformas estruturais" e no "reforço dos fundamentos do mercado na economia russa", segundo o documento. A segunda (2004-2007) será a do "desenvolvimento acelerado, resultado das mudanças estruturais no período precedente". Os objetivos serao "a eficácia e a competitividade da produçao" e o ritmo anual de crescimento, que "deverá ser superior a 6%".

A terceira etapa (2008-2015) terá como objetivo "obter um equilíbrio a logo prazo" e irá assegurar "a renovaçao das estruturas tecnológicas e industriais" e "a aceleraçao da melhoria do nível de vida" de todos.

A constituiçao proíbe que o presidente exerça mais de dois mandatos consecutivos (de quatro anos cada), motivo pelo qual Putin, a princípio, nao poderá continuar comandando seu programa após a segunda etapa.

Em 2001, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) alcançará de 4% a 4,5% e a inflaçao (anual) chegará no máximo a 10%, declarou Putin, ao abrir a reuniao ministerial. Até 2003, a renda dos russos "terá aumentado cerca de 25%", afirmou o ministro da Economia, Andrei Chapovaliants.

Este cenário, "desenhado pelo Centro de Estudos Estratégicos", aposta em um crescimento anual de 6% em três anos, uma inflaçao reduzida para 7% e uma alta da produçao industrial de 8%. As cifras sao calculadas em funçao de "uma série de projetos de lei indispensáveis" que a equipe do presidente russo pretende apresentar ao parlamento, afirmou Chapovaliants, citando em particular emendas ao código fiscal ou medidas de reestruturaçao dos monopólios.

As prioridades sao claramente o estímulo ao setor real da economia (a produçao nacional à frente dos exportadores) e os investimentos, tanto russos quanto estrangeiros, ressaltou o ministro. Esses objetivos podem ser alcançados pelas autoridades russas se as reformas estruturais forem levadas adiante, avaliam os analistas.

Em 1999, houve um crescimento pela primeira vez desde o fim da Uniao Soviética, com um aumento do PIB de 3,2%, muito superior às previsoes dos especialistas (o FMI havia previsto o estancamento da atividade).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;