Nacional Titulo
Governo de Pernambuco poderá revogar decreto da 'lei seca'
Da Agência Brasil
19/02/2006 | 15:39
Compartilhar notícia


O governo de Pernambuco poderá revogar nos próximos dias o decreto que instituiu, desde novembro, a restrição à venda de bebidas alcoólicas em áreas com alto índice de criminalidade na capital e em mais cinco municípios da região metropolitana.

A recomendação foi enviada ao governador Jarbas Vasconcelos pelo procurador geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Sales, com o argumento de que a medida é inconstitucional, por impor sanções aos estabelecimentos comerciais sem base legal. Na opinião do procurador, o decreto da chamada "lei seca" criou regiões especiais de defesa social. Nelas, bares, restaurantes e similares só podem funcionar das 17 às 23 horas, sob pena de serem interditados.

Sales informou que entidades de defesa dos direitos humanos, organizações não-governamentais, associações e sindicatos se manifestaram contra a medida, que consideram discriminatória – o consumo de álcool é inibido exclusivamente nas áreas menos favorecidas. Ele enfatizou que "a responsabilidade pelo enfrentamento do problema da violência urbana não é só dever do Estado, mas também atribuição dos municípios, do Judiciário e do Ministério Público".

O governo enviou à Assembléia Legislativa projeto propondo a expansão da "lei seca" a todo o Estado. A justificativa é a de que o número de homicídios caiu 31% desde que a medida foi implementada, nas 167 localidades contempladas.

De acordo com o documento, os estabelecimentos que desejarem permanecer abertos depois do horário fixado pela lei devem receber permissão da Secretaria de Defesa Social, desde que adotem um esquema incluindo a instalação de câmeras, a contratação de seguranças particulares e a interligação com um programa da Polícia Militar, por meio de um sistema de radiocomunicação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;