Política Titulo
Lula sobe e já tem 44% dos votos, segundo Datafolha
Do Diário OnLine
21/09/2002 | 16:55
Compartilhar notícia


Apesar dos crescentes ataques contra o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o petista continua subindo na preferência do eleitorado, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado. De acordo com o estudo, Lula cresceu quatro pontos percentuais em relação ao levantamento anterior e soma 44% das intenções de voto.

Já o candidato do PSDB, José Serra, caiu dois pontos e aparece com 19% dos votos. O ex-ministro está tecnicamente empatado com o candidato do PSB, Anthony Garotinho, que aparece com um ponto a mais — 15%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

O candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes (PPS), ocupa a quarta posição, com 13%. Ele caiu dois pontos em relação à ultima pesquisa Datafolha, mas mesmo assim mantém empate técnico com Garotinho.

A pesquisa Datafolha, feita nas últimas quinta e sexta-feira, ouviu 3.718 pessoas, em 224 municípios.

Vitória no 1° turno — Considerando apenas os votos válidos apurados na pesquisa — o total de votos com exceção dos brancos e nulos (3%) — e distribuindo os indecisos (5%) proporcionalmente às intenções de voto geral, Lula sobe para 48%, enquanto a soma dos outros candidatos é de 52%.

Nesse caso, segundo o Datafolha, Lula fica a apenas dois pontos percentuais e um voto de vencer a eleição já no primeiro turno. Para isso, qualquer candidato precisa alcançar 50% dos votos válidos mais um.

2° turno — Mas, caso Lula não alcance a vitória no primeiro turno, ele venceria qualquer outro adversário no segundo. Contra Serra, o petista teria 56% dos votos, enquanto o tucano apareceria com 35%. Já contra Ciro Gomes, a diferença é ainda maior: 56% a 33%. Numa simulação contra Garotinho, Lula derrotaria o ex-governador por 56% a 36%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;