Internacional Titulo
India atacar tropas paquistanesas em Cachemira
Do Diário do Grande ABC
09/06/1999 | 12:54
Compartilhar notícia


Avioes indianos atacaram nesta quarta-feira casamatas em poder de militantes armados e Nova Déli se prepara para conversaçoes com o Paquistao, com o objetivo de pôr fim à luta, que causou a morte de dezenas de pessoas, ao longo de sua disputada fronteira da Cacheemira.

Jatos da força aérea realizaram nesta quarta ataques a posiçoes dominadas pelos militantes muçulmanos, que ocuparam montanhas do Himalaia no lado indiano da Linha de Controle, uma linha de cessar-fogo estabelecida em 1972. Os combates também foram intensos em terra, disse um oficial do exército. Cinco insurgentes, que a India identificou como soldados paquistaneses, foram mortos em Dras, segundo um porta-voz do exército indiano. Tropas indianas e paquistanesas se enfrentam com fogo de artilharia ao longo de toda a linha de cessar-fogo, que divide a Cachemira entre a India e o Paquistao, disse o coronel Shruti Kanth.

Pelo menos 63 soldados indianos foram mortos desde 8 de maio, quando começaram as operaçoes militares contra os militantes. Mais de 200 foram feridos e 14 estao desaparecidos. Nao há um total confiável de insurgentes mortos, mas a India alega que sao centenas. Reforços do exército estao sendo enviados para as posiçoes na linha de frente e mulas carregavam canhoes para o topo das íngremes montanhas, enquanto lançadores de foguetes eram instalados no sopé.

Nova Déli e Islamabad concordaram em conversar sábado, na primeira rodada de negociaçoes desde o começo do conflito no mês passado. O confronto provocou temores de uma guerra total entre as duas potências nucleares.

O porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos James Foley disse que Washington apóia com energia as negociaçoes. ``Estamos em contato com os governos da India e do Paquistao, para expressar nossa grande preocupaçao, exortá-los a nao ultrapassar limites toleráveis e respeitar a Linha de Controle, resultado de um acordo feito há 25 anos entre os dois países', disse Foley.

Desde o começo da luta, Islamabad teve pouco apoio de seus aliados tradicionais, os Estados Unidos e a China. Washington parece apoiar a exigência indiana de respeito à Linha de Controle, enquanto Pequim se mantém neutra. O ministro do Exterior da India, Jaswant Singh, viajará à China imediatamente depois de conversaçoes com seu colega paquistanês, Sartaj Aziz.

O primeiro-ministro indiano, Atal Bihari Vajpayee, deixou claro que as conversaçoes se limitarao ao fim do confronto na fronteira norte da India e nao abordarao outras questoes que dividem os países rivais. Ele acusou o Paquistao de enviar soldados para o outro lado da linha de cessar-fogo, para ocupar territórios da Caxemira controlados pela India, o que o Paquistao nega.

A India e o Paquistao lutaram três guerras, duas delas sobre a Caxemira, desde que conquistaram a independência da Gra-Bretanha em 1947. A India controla dois terços do território e o Paquistao o terço restante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;