Economia Titulo
Taxa de juros do cheque especial fica estável em outubro
Do Diário OnLine
15/10/2002 | 11:32
Compartilhar notícia


A taxa média de juros mensal para o cheque especial ficou em 8,76% em outubro, o mesmo nível verificado desde maio. Já a taxa para operações de empréstimo pessoal teve um crescimento de 0,05 ponto percentual, para 5,68%, segundo pesquisa realizada pela Fundação Procon entre os dias 7 e 8 deste mês.

Treze bancos participaram do levantamento. A maior taxa para o cheque especial foi encontrada no BCN, de 9,5%, e a menor, de 7,95%, é a da Nossa Caixa. Já no empréstimo pessoal, a maior taxa mensal foi a do Itaú (6,95%), enquanto a menor mais uma vez foi a da Nossa Caixa (3,95%).

As altas que puxaram o índice geral para cima foram promovidas pelo BBV (de 4,40% para 4,80%) e pelo Banco Real (5,75% para 5,90).

Segundo técnicos do Procon, a indefinição do cenário eleitoral e as turbulências no mercado financeiro contribuem para a postura conservadora em relação às taxas adotada pelos bancos. Eles ainda alertam os consumidores, afirmando que a elevação da taxa de juros a altos patamares não favorece empréstimos.

Participaram da pesquisa do Procon as seguintes instituições financeiras: Banco Bilbao Vizcaya Brasil-BBV, Banco do Brasil, Banespa, BCN, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Mercantil de São Paulo, Nossa Caixa, Real, Santander e Unibanco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;