Internacional Titulo
Espanha volta a investigar estupro de brasileira por policiais
Do Diário do Grande ABC
26/05/1999 | 15:13
Compartilhar notícia


O estupro de uma imigrante brasileira em uma delegacia de Madri será investigada novamente, depois da indignaçao despertada pela absolviçao dos três agentes envolvidos no crime, informou nesta quarta-feira o ministro do Interior, Jaime Mayor Oreja. ``O diretor geral da polícia vai abrir uma investigaçao interna', disse o ministro à imprensa.

A brasileira Rita Margarete G., que foi presa durante uma batida em um clube noturno, foi estuprada, em agosto de 1995, na cela da delegacia de Bilbao (norte de Madri) por um agente que teria dito à vítima: ``Gosto de transar com prostitutas'.

Os juízes reconheceram que houve um estupro, mas, por falta de provas, o agente supostamente envolvido e os outros dois que teriam atuado com cúmplices foram absolvidos, em uma setença que causou indignaçao.

O promotor Fernando Alvárez de Miranda, que pediu que fosse aberto processo disciplinar contra os três agentes, denunciou que, em funçao de ``idéias corporativas ou falso companherismo, dois agentes encobriram um gravíssimo delito de violaçao, creditado e constatato'.

Por sua parte, a Associaçao Pró-Direitos Humanos, que exigiu que os três agentes supostamente envolvidos sejam expulsos da polícia, denunciou o ``código do silêncio' existente para ocultar delitos dentro das forças de segurança, o que dá lugar a ``um perverso grau de impunidade'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;