Internacional Titulo
Eleições na Bolívia devem ser decididas pelo Congresso
Do Diário OnLine
01/07/2002 | 15:08
Compartilhar notícia


O Congresso da Bolívia deve decidir em agosto o nome do novo presidente do país. Nas eleições realizadas neste domingo houve um empate técnico entre o ex-presidente Gonzalo Lozada, 71 anos, do Movimento Nacionalista Revolucionário, e o ex-capitão do exército, Manfred Reyes Villas, 46 anos, da Nova Força Republicana. Com 80% dos votos apurados, Lozada estava com 22,4% e Villas com 20,9%.

A legislação do país prevê que, caso o candidato não obtenh 50% dos votos necessários para a eleição, a decisão deve ficar nas mãos do Congresso, que elegerá o presidente por uma maioria de dois terços de votos.

A votação acontece no Congresso no dia 3 de agosto. Por enquanto, haverá negociações para a formação de alianças dentro da nova legislatura, que está sendo eleita agora. O novo presidente receberá o cargo de Jorge Quiroga no próximo dia 6 de agosto.

O fazendeiro Evo Morales, que propõe a regulamentação das plantações de folhas de coca, teve 18,5% dos votos. A escolha do nome de Morales foi influenciada pela declaração do embaixador americano em La Paz, Manuel Rocha, que advertiu que a eleição do fazendeiro poderia comprometer a parceria com os Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;