Economia Titulo
Cresce o número de empregados com carteira assinada
Do Diário do Grande ABC
01/06/2000 | 17:59
Compartilhar notícia


O nível do emprego formal - com carteira assinada - aumentou 0,60% em abril, criando 125.071 novos postos de trabalho no país. Com esse resultado, o número de novos empregos com carteira assinada cresceu 1,39% nos primeiros quatro meses deste ano, chegando a 284.391 trabalhadores, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado quinta-feira pelo Ministério do Trabalho.

O Ministério do Trabalho sustenta que a melhora é reflexo do reaquecimento da economia, porque as novas vagas surgiram em quase todos os setores econômicos.

Mas foi o setor de serviços que puxou os dados para cima, com a criaçao de 51.415 novos empregos no mês de abril. A indústria de transformaçao veio em seguida, com 31;260 novas oportunidades de trabalho, ficando o setor de comércio em terceiro lugar, com um total de 21.264 novos empregos com carteira assinada.

Dentro do setor de serviços, as instituiçoes financeiras criaram 6.178 novos empregos; o segmento de administraçao de imóveis e serviços técnicos profissionais contribuiu com 17.684 novas vagas, transportes e comunicaçoes com outras 6.440 e serviços de alojamento, alimentaçao, reparo e manutençao contratou em abril 9.175 novos empregados.

Na contramao da expansao generalizada de novas contrataçoes ficaram os setores de serviços industriais de utilidade pública, com queda de 0,09% em abril, e de produtos alimentícios, com menos 0,43% Em termos geográficos, o maior aumento de novos empregos registrado em abril ocorreu na regiao Centro-Oeste, com expansao de 1,03%, enquanto o Nordeste foi a única regiao do país a apresentar queda, com menos 0,01%. Nas áreas metropolitanas, o crescimento do emprego apresentou aumento médio de 0,61%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;