Turismo Titulo
Viva São João!
Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
12/06/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


O arraiá já começou, pelo menos no Nordeste do Brasil, onde a mistura do toque da sanfona, das quadrilhas e do forró fazem a festa ficar pra lá de animada. Caruaru e Recife, em Pernambuco; João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba; e São João do Canindé, em Sergipe, são alguns dos lugares que oferecem ao público arrasta-pés cheios de tempero nordestino.

Campina Grande e Caruaru disputam o título do Maior e Melhor São João do Mundo. Na cidade paraibana, a festa tem duração de 31 dias - começou em 30 de maio e segue até o dia 29. Mais de 500 atrações, 700 horas de forró, 300 quadrilhas e grupos folclóricos se apresentam durante o evento.

A festa abriga o Arraial Luiz Gonzaga, a Pirâmide Jackson do Pandeiro, o Arraial Hilton Motta e o Centro de Arte e Cultura Popular.

A programação conta com vários artistas conhecidos, como Zé Ramalho, que canta no dia 20; Fagner, que traz seus sucessos no dia 23; e Elba Ramalho, que alegra o público no dia 27.

No Coreto Zé Marcolino os destaques são as performances de repentistas, declamadores e emboladores de coco.

O Trem do Forró (custa R$ 50 nos dias 14, 15 e 28; e R$ 60 nos dias 21, 23 e 24) é uma das atrações que valem ser visitadas. Com a paisagem do agreste como cenário, a viagem, com duração de 1h15, passa por diversos povoados, tendo como destino final o Distrito de Galante.

No percurso, os passageiros são acompanhados por trios de forró e, no destino, os visitantes são recebidos com um grande arraial, com direito a forró, barracas com bebidas e comidas típicas.

CARUARU
A festa em Caruaru, que homenageia o historiador Nelson Barbalho e o compositor Juarez Santiago, teve início em 31 de maio e vai até o dia 28.

As atrações são destinadas a todos os públicos. Os mais tradicionais podem aproveitar o forró poético, o trio pé de serra, a banda de pífanos, o bacamarte, as quadrilhas juninas, o artesanato e os museus.
O mamulengo, típico teatro de fantoches do Nordeste brasileiro, vai divertir as crianças que passarem pela festa.

O Festival de Fogueteiros deixam o céu de Caruaru cheio de cores e brilho. Há ainda o desfile junino, as quadrilhas, uma fogueira gigante de 17 metros, além da decoração de balões e bandeirolas.

As ruas da cidade ainda ganham eventos paralelos. Hoje, na Rua 43, é a vez da 9ª Festa da Pipoca e do Mugunzá; no dia 15, acontece a 1ª Festa da Cocada Gigante, na Rua Lucerna; o Maior Pé-de-moleque do Mundo é a atração do dia 19, nas ruas 40 e 42; e o Maior Milho Cozido do Mundo é o destaque nos dias 21 e 22, na Rua Coelho Neto.

A música com artistas da região não ficam de fora da festa, em apresentações diárias. No sábado, dia 14, no Pátio do Forró, o público vai dançar das 20h às 6h ao som de Élida, Santropê, Genival Lacerda, Nando Cordel, Adelmário Coelho e Mastruz com Leite.

No encerramento da festa, no dia 28, o destaque é o Concurso de Quadrilhas Tradicionais do Alto do Moura, que acontece no Pólo Alto do Moura e vai das 20h às 2h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;