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Governo precisa investir em transporte coletivo, diz consultor
Do Diário do Grande ABC
05/02/2000 | 17:47
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O problema do transporte irregular feito por vans e peruas nao se resolve só com fiscalizaçao. "O sucesso passa obrigatoriamente por investimentos em transporte coletivo, com mais corredores de ônibus de qualidade e metrô", afirma o consultor de transportes, Maurício Cadaval. "É indispensável ainda reduzir os custos das empresas de ônibus e as tarifas, ou nao vai ser competitivo." Os perueiros poderiam atuar na alimentaçao dos corredores de ônibus, de linhas mais curtas.

Segundo o sindicato das empresas de ônibus, Transurb, o custo do sistema é de R$ 140 milhoes ao mês, mas a receita é de R$ 100 milhoes. Segundo o secretário dos Transportes, Getúlio Hanashiro, o subsídio no ano passado foi de R$ 300 milhoes. "Mas esse ano fixamos um teto de R$ 11,25 milhoes." Ao mesmo tempo, ele diz que este ano está em processo de licitaçao um novo modelo, que é o sistema tarifado com um mix de linhas boas e ruins e a possibilidade de uso de veículos de menor porte, operados pelas próprias empresas. "Além disso estamos legalizando 4.042 perueiros e organizando o funcionamento."

"Deixaram o sistema de transporte de Sao Paulo se arrebentar por décadas e nao dá para arrumar a curto prazo", diz o diretor-executivo da ANTP, Aílton Brasiliense Pires. Segundo ele, as peruas só poderao circular por mais um ano, considerado por ele o período ideal para a transiçao. "Depois disso, terao de ser substituídas por microônibus, com normas de segurança e qualidade respeitadas."

Segundo ele, será preciso fazer corredores de ônibus de alto padrao para melhorar a fluidez e dar prioridade à circulaçao dos coletivos no sistema viário. "É preciso recuperar a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e fazê-la funcionar no padrao do metrô, que também deve ser expandido." A execuçao de um plano de transporte para a Grande Sao Paulo é indispensável.




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