Economia Titulo Passagem
Planejar é o melhor
negócio para viajar

Segundo especialistas, planejamento na hora de comprar
passagens aéreas pode significar descontos de até 95%

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
09/06/2012 | 07:18
Compartilhar notícia


Planejar-se com bastante antecedência, para viajar, é dica preciosa na hora de comprar passagens aéreas, já que, segundo especialistas, isso significa, muitas vezes, descontos expressivos, de até 95%.

É possível, via internet, fazer simulações de compras para observar essa grande diferença. Como exemplo, quem quiser adquirir bilhete de ida e volta de São Paulo para o Rio de Janeiro, com saída dia 20 de dezembro e retorno dia 2 de janeiro de 2013, consegue pagar R$ 71,80 (ida e volta). Esse valor sobe para R$ 1.173 se optar por sair na sexta-feira, às 19h30, de Congonhas e voltar no domingo, às 18h50, com saída pelo aeroporto do Galeão.

A empresária Amanda Viana Miranda, moradora de São Bernardo, fez a opção por se planejar para ir com a família e amigos para Orlando, no Estados Unidos. Ela adquiriu, em fevereiro, pacote na DR Turismo, de Ribeirão Pires, para viajar em setembro. E não tem do que se arrepender. Quando comprou, pagou US$ 848 pela passagem (sem incluir taxa de embarque e seguro viagem). Amigos que compraram, na semana passada, para ir na mesma data com ela pagaram 41% mais: US$ 1.198. Levando-se em conta que o dólar valorizou desde o início do ano, em reais, essa diferença é ainda maior.

 

TARIFAS ALTAS

Levantamento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mostra que os preços das passagens áreas no Brasil vêm caindo, tornando a experiência de voar cada vez mais acessível à população. O estudo aponta que a tarifa média, ou seja, o valor médio pago por viagem, é quase 45% menor que o praticado há dez anos.

No entanto, segundo os especialistas, o planejamento ainda é a melhor opção, já que, sem as promoções, as passagens no Brasil ainda são mais elevadas do que na Europa e nos Estados Unidos. "Os valores são altos quando você deixa para a última hora. Encargos, impostos e taxas são mais elevados e encarecem o custo das companhias aéreas brasileiras", afirma o vice-presidente administrativo da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem), Edmar Bull.

Ele acrescenta que a antecipação de compras é uma tendência já consolidada no Exterior e que, no País, vem ganhando espaço. "Já há procura por pacotes para o Carnaval de 2013", diz Bull. Planejar é considerado um jogo em que o consumidor ganha e a empresas aéreas também se beneficiam, já que podem melhorar a ocupação dos voos, combinando parte das vendas para executivos com outras promocionais.

O professor de economia Gilson de Lima Garófalo, da FEA (Faculdade de Economia e Administração), observa, por sua vez, que os preços variam de acordo com a necessidade e a urgência, ou seja, se a pessoa quer ir para outra cidade e toma a decisão em cima da hora, isso é levado em conta pelas companhias e vai custar mais.

Garófalo cita ainda que em determinados trechos em que a concorrência é mais acirrada, há mais opções de valores e a tendência é de se conseguir custos mais competitivos. Já em pontos onde há menor procura, os consumidores têm de se submeter a poucas alternativas de voos, nas mãos de poucas ou uma única empresa. Ele exemplifica que para ida e volta São Paulo-Passo Fundo (RS), só há a opção de ir pela Avianca.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;