Turismo Titulo
Veneza vai ficar mais cara em 2011
Andreia MenegueteDo Diário do Grande ABC
30/12/2010 | 07:33
Compartilhar notícia


Uma das cidades mais românticas do globo promete fazer alterações nas leis tributárias e turísticas a partir de 2011. Veneza pretende introduzir imposto especial no valor de 1 euro ao dia para todos os turistas que visitarem o cartão-postal. O plano tem como objetivo sustentar as escassas finanças.

"Acredito que chegou o momento de Veneza tomar decisões desse tipo", afirmou o prefeito, Giorgio Orsoni, em comunicado oficial à imprensa. O político, eleito pelo Partido Democrático, afirmou ainda que aprova a sugestão do chefe de governo Silvio Berlusconi sobre a possibilidade de os turistas virem a pagar entrada para visitar Veneza.

Durante programa de televisão, Berlusconi considerou "lógico" que cidades altamente turísticas, como Florença e Veneza, introduzam um imposto desta natureza.

Entre as localidades mais visitadas da Itália e do mundo, o número de turistas que viajam a Veneza cresceu de forma notável nos últimos anos. Segundo as autoridades, atinge 20 milhões ao ano.

 

ROMANTISMO EUROPEU

A única cidade do planeta que flutua. Isso, por si só já basta para Veneza servir de cenário romântico a casais apaixonados ou, até mesmo, àqueles que buscam um grande amor.

Mas ela tem muito mais a oferecer com gastronomia italiana, arquitetura e pintura bizantina, conferindo espetáculo histórico aos olhos dos turistas.

Esqueça a ideia de extensas ruas e avenidas: por lá os logradouros são canais e os transportes, barcos.

Os mais apressados podem usufruir da modernidade das lanchas. Entretanto, para deixar o clima com perfume extra de romance, as gôndolas são a pedida para os mais apaixonados.

A cidade, localizada no Nordeste da Itália, foi construída sobre estacadas de madeira em cima de um arquipélago do Mar Adriático, há mais de 1.600 anos, e convida cada visitante a se aventurar entre seus canais.

Os palácios venezianos são destaque à parte: servem como pano de fundo para os cliques fotográficos, que não cessam nem contentam-se tamanho o encantamento da estética da cidade.

A lendária basílica de São Marco é o maior cartão-postal de Veneza e uma das mais exóticas da Europa. Parada obrigatória. A catedral provoca os visitantes com a coleção de mosaicos em sua fachada.

A visita à construção deve ser complementada com um passeio despretensioso e sem tempo determinado pela grandiosa Praça São Marco, eleita uma das mais belas do mundo.

Some a esta programação sentar em uma das mesinhas dispostas nas estreitas calçadas pertencentes aos bares mais badalados da região, como o Quadri ou o Florian. Ali, a vista da Basílica se torna única e poética.

No mesmo local, pode-se ver a famosa Torre do Relógio, ponto construído no século 15 e que carrega consigo a lenda de que seus criadores tiveram os olhos arrancados para que jamais pudessem reproduzir o conceito da construção em nenhum outro lugar.

Aqueles que não simpatizam muito com a folia do Carnaval brasileiro podem desfrutar em Veneza de uma festa carnavalesca diferenciada e com doses extras de sofisticação. Basta escolher uma bela máscara e agendar a viagem para fevereiro, mês em que se celebra a festa veneziana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;