Nacional Titulo
Creches e escolas nao poderao ser despejadas
Do Diário do Grande ABC
17/04/2000 | 18:30
Compartilhar notícia


As creches estao protegidas de açoes de despejo da mesma forma que os estabelecimentos de ensino, pois realizam "atividades essenciais ao desenvolvimento educacional, físico e psíquico da criança, mesmo se nao tiverem sido autorizadas ou fiscalizadas por órgao público ligado à educaçao".

A decisao foi tomada pela Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em recurso da Prefeitura de Sao Paulo, visando a impedir que a Creche Municipal Maria de Nazaré, que abriga crianças de zero a seis anos, sofra açao de despejo.

Na açao de despejo, o locador argumentou que a creche nao ministra curso básico alfabetizante, mas sim refeiçoes e descanso, ficando, portanto, fora da proteçao da Lei do Inquilinato.

O juiz da primeira instância (6º Vara da Fazenda Pública) deu ganho de causa ao locador, o que foi confirmado pelo Segundo Tribunal de Alçada Civil de Sao Paulo. Mas o relator do processo no STJ, ministro Fernando Gonçalves, voto vencedor, entendeu que, no caso, é suficiente a "autorizaçao e fiscalizaçao por poder público (e nao órgao público ligado à educaçao), pois a lei nao exige intervençao específica de autoridade educacional, enquadrando-se a creche no rol das entidades protegidas pela Lei do Inquilinato".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;