Empresa apresentou quatro plataformas; três delas combinam propulsão elétrica com motores a gasolina e etanol e uma 100% a energia elétrica
Os primeiros carros híbridos flex (com propulsor elétrico e a gasolina ou etanol) da Stellantis – que reúne as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM – chegam ao mercado no próximo ano. A informação foi dada pelo presidente da empresa para a América do Sul, Antonio Filosa, durante evento realizado no polo industrial de Betim, em Minas Gerais, na segunda-feira (dia 1º). Na ocasião, a montadora apresentou quatro plataformas, que vão desde a adição de um motor elétrico para auxiliar a partida e o início da tração do veículo, até um movido 100% a energia elétrica.
A Stellantis nomeou a tecnologia como Bio-Hybrid e, segundo Filosa, a ideia é aliar a eletricidade e o combustível produzido a partir da cana de açúcar como protagonistas na redução da emissão de poluentes. “Queremos potencializar as virtudes do etanol, como combustível renovável, cujo ciclo de produção absorve a maior parte de suas emissões, combinando a propulsão à base do biocombustível com sistemas elétricos”, afirmou Filosa.
O executivo destacou que a Stellantis tem como meta a descarbonização de processos e produtos da empresa até 2038, com redução das emissões em 50% em 2030.
A Stellantis apresentou quatro plataformas que serão utilizadas no Brasil. A Bio-Hybrid, Bio-Hybrid e-DCT, Bio-Hybrid Plug-In e BEV (100% Elétrica). “São plataformas baseadas em tecnologias diferentes, que apresentam distintos graus de combinação térmica e da eletricidade na propulsão do veículo. Cada uma destas tecnologias tem sua aplicação e, juntas, atendem a todas as faixas de consumidores, tornando acessíveis os sistemas híbridos baseados na combinação da propulsão térmica flex com a eletricidade”, explica Marcio Tonani, Vice-presidente do Tech Center da Stellantis na América do Sul.
A plataforma Bio-Hybrid traz como elemento um novo dispositivo elétrico multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida. Trata-se de equipamento capaz de fornecer energia mecânica e elétrica, que tanto gera torque adicional para o motor térmico do veículo quanto gera energia elétrica para carregar a bateria adicional de Lítio-Íon de 12 Volts, que opera paralelamente ao sistema elétrico convencional do veículo. O sistema gera potência de até 3KW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível.
A plataforma Bio-Hybrid e-DCT conta com o serviço de dois motores elétricos. O primeiro deles é o que substitui o alternador e o motor de partida. Adicionalmente, outro motor elétrico de maiores proporções é acoplado à transmissão. Uma bateria de Lítio-Íon de 48 Volts dá suporte ao sistema e também é alimentada pelos dispositivos. Uma gestão eletrônica controla a operação entre os modos térmico, elétrico ou híbrido, otimizando eficiência e economia.
A plataforma Bio-Hybrid Plug-in conta com bateria de Lítio-Íon de 380 Volts, recarregada através de sistema de regeneração nas desacelerações, alimentada pelo motor térmico do veículo ou, por fim, através de fonte de alimentação externa elétrica (plug-in). A arquitetura conta ainda com motor elétrico que entrega potência diretamente para as rodas do carro. O sistema gerencia operação entre modo térmico, modo elétrico ou híbrido otimizando eficiência e economia.
Por fim, a arquitetura BEV (100% Elétrica) é totalmente impulsionada por um motor elétrico de alta tensão alimentado por uma bateria recarregável de 400 Volts, por meio de sistema de regeneração ou através de plug-in. A arquitetura oferece torque instantâneo, com acelerações rápidas e responsivas. O sistema possui sonoridade customizável e conta com desempenho, mesmo a baixas velocidades.
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