Internacional Titulo
Giulio Andreotti é condenado a 15 anos de prisao
Do Diário do Grande ABC
08/04/1999 | 11:26
Compartilhar notícia


A promotoria pediu, nesta quinta-feira, uma pena de 15 anos de prisao para o ex-primeiro-ministro italiano Giulio Andreotti, sob acusaçoes de que usou sua influência política para ajudar a Máfia.

A promotoria completou seu caso no julgamento de quase quatro anos de uma das mais poderosas figuras políticas da Itália no pós-guerra. O promotor Roberto Scarpinato também pediu que Andreotti, 80 anos e senador vitalício, seja proibido de exercer qualquer cargo público. A defesa começará suas alegaçoes finais em 18 de maio e o veredicto deve ser conhecido em junho.

Scarpinato disse que a relaçao de Andreotti com o crime organizado nao foi ``ocasional', mas que ele ``realizou um trabalho' para a Máfia.

Andreotti negou ter tido vínculos com a Máfia que, segundo sugestao da defesa, tentou se vingar de Andreotti por causa das leis contra a organizaçao criminosa aprovadas durante seu mandato.

Andreotti, que nao estava nesta quinta no tribunal, disse em declaraçao que seus advogados acusam a promotoria de ter baseado seu caso em testemunhos comprovadamente falsos de desertores do crime organizado.

Os promotores convocaram para depor centenas de testemunhas, dentre elas diversos desertores da Máfia, que disseram que Andreotti tinha um pacto com a ``Cosa Nostra', segundo o qual o grupo ajudaria a levar votos para seu Partido Democrata Cristao em troca de favores políticos de Roma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;