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Picape boa para o asfalto
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
21/07/2010 | 07:27
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Claudinei Plaza/DGABC


Pode ser apenas impressão, mas o comportamento da Toyota Hilux parece mudar bastante quando combina motor a gasolina com câmbio automático. Já reconhecida por oferecer a dirigibilidade dos automóveis, a picape média ficou melhor ainda nesta configuração.

Na versão SR 4x2, o utilitário perdeu a agressividade do propulsor diesel. Mas por outro lado ganhou o rodar mais suave dos motores a gasolina, quase incorporando características de um jipão de luxo. Com a vantagem de contar com a caçamba para transporte de alguns objetos ou carga leve.

Silencioso, o propulsor a gasolina não passa barulho para cabine, ao contrário do ruidoso propulsor a óleo. Para quem está na selva de pedra, quanto menos estresse provocado pela poluição sonora melhor - os ouvidos agradecem.

Trânsito travado ou com velocidade limitada não exige tanto do conjunto de força. Com isso, a versão automática parece muito bem acertada para o uso urbano. Ainda a robusta suspensão ajuda a combater oscilações e buracos nas ruas da Região Metropolitana.

Na estrada, a Toyota Hilux a gasolina apresenta na caixa automática de quatro velocidades desempenho na medida para quem não quer ter torque e força de sobra - tudo parece ter sido racionalmente pensado para economia de combustível.

Na média, a picape fez 7 km/l. Nada mal para um veículo de dimensões exageradas para o dia a dia urbano. O motor da Hilux SR 4x2 gasolina automática é um 2.7 litros VVT-i, com 16 válvulas que gera 158 cv de potência a 5.200 giros. O torque é de 24,5 mkgf de 3.800 rpm.

O acabamento também é bem mais simples que as versões sofisticadas da picape. Para um carro que custa na faixa dos R$ 84 mil, poderia ter um esforço melhor da Toyota, já que esta versão automática a gasolina não foi concebida para quem vive na roça.

A Hilux SR 4x2 oferece bom nível de equipamentos de série. Entre eles, direção hidráulica progressiva, one touch para acionamento do vidro, ar-condicionado com filtro de poeira, travamento central das portas com controle na chave, air bag duplo, freios ABS e alargadores de para-lamas e rodas de liga leve de 16 polegadas.

A versão SR 4x2 é bom teste para a montadora sentir o mercado antes de lançar um propulsor flex, assim como já faz há muito tempo a Chevrolet com a S10.

A Toyota Hilux automática, com motor a gasolina, apresenta o interior com acabamento mais simples na versão SR 4x2. Com configuração voltada para o conforto ao rodar na cidade, a picape média continua com a excelente ergonomia interna que a caracteriza há algum tempo. O painel de instrumentos tem boa visibilidade e os vidros elétricos fácil acionamento. A caçamba pode ter ótimo uso também em percursos na cidade.




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