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Sam’s Club cresce aos 6 anos
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
20/10/2001 | 19:29
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O Sam‘s Club completa neste mês seis anos de atuação no Grande ABC, onde a rede instalou sua primeira filial no Brasil, em São Caetano. Na região, a outra unidade fica em Santo André. Hoje são oito centros de compras em quatro estados. Cada loja Sam‘s conta atualmente com 150 funcionários. Segundo o diretor comercial, Antero Fillippo, os resultados do período são animadores. “O faturamento tem crescido em média 15% a cada ano.”

Tendo como diferencial, segundo Fillippo, o conceito inovador de Clube de Compras, que atende tanto atacado quanto varejo em um único sistema, para que os consumidores possam efetuar transações no estabelecimento é necessário tornar-se sócio. “A taxa de adesão é de R$ 30 para pessoas jurídicas e de R$ 35 para pessoas físicas.”

De acordo com o diretor, o público da rede é em sua maior parte da classe média alta e está dividido meio a meio entre pessoas físicas e jurídicas. Todos os clubes oferecem 3,8 mil itens selecionados e, na avaliação de Fillippo, apresenta neste segmento um segundo diferencial. “Trabalhamos sempre antecipando a sazonalidade e como pioneiros em novidades, ou seja, desde setembro já estamos com os produtos de Natal e os itens voltados ao verão, como produtos para piscinas e jardinagem, disponíveis nas prateleiras para compras.”

Atendimento – De acordo com Fillippo, uma das metas da rede é ser a melhor em atendimento no Brasil. Para tanto, há um ano, realizou um treinamento com as equipes de seus clubes, desde a recepção até o check out (caixas). “O trabalho de fechamento das compras agora está bem mais rápido.”

Uma mudança decorrente de pesquisa realizada com os sócios foi a criação de caixas rápidos para atendimento de consumidores com pouco volume. Além disso, a rede mantém uma pesquisa diária com os clientes que, ao passar pelos caixas, são questionados sobre a falta de produtos procurados. “O fato de conferirmos a mercadoria que está no carrinho, após a passagem pelo caixa, não inibe os sócios, apesar de demandar um pouco de tempo.”

Um próximo passo da rede, já em andamento, segundo Fillippo, é uma nova linha de itens de grande procura no mercado em embalagens econômicas. “Estas embalagens garantem ganhos de produtividade desde a fabricação até o ponto de venda. Atingimos ganhos de 8% a 10% por grama no custo e esta economia é repassada para o consumidor, o que torna nossos preços mais baratos do que nos centros de vendas tradicionais.” De acordo com o diretor, há alguns produtos de higiene e limpeza que chegam a atingir 50% de economia na escala comparativa com os tradicionais.




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