Economia Titulo
Ex-ministra apresenta na região programa de exportação
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
30/06/2004 | 23:20
Compartilhar notícia


A ex-ministra e ex-diretora da Apex (Agência de Promoção de Exportações do Brasil), Dorothea Werneck, esteve nesta quarta-feira no Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São Bernardo para apresentar o programa Exportar, do Banco Santander Banespa, do qual é coordenadora. O programa, que já disponibilizou cerca de R$ 40 milhões em financiamentos, existe desde agosto de 2003 e atende a mais de 500 empresas em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Segundo a economista, o Exportar oferece uma orientação completa para as empresas interessadas em exportação. "Fazemos um diagnóstico da empresa para saber das suas necessidades. Muitos empresários não conhecem as linhas de financiamento existentes e os bancos não sabem explicar. O programa começa com as informações básicas e em linguagem simples", disse.

No Grande ABC, o programa atende a 40 empresas. "O potencial da região é enorme. No ano passado, mais de 1 mil empresas exportaram", disse Dorothea. A maioria dos clientes do Exportar são micro e pequenos empreendimentos. "Nada impede que empresas maiores participem, mas até agora temos sido mais procurados por quem está começando", afirmou.

A ex-ministra traçou um panorama das exportações no país nos últimos cinco anos. "Não apenas o volume, mas também a diversidade dos produtos aumentou bastante", disse. Em 1999, havia 14 mil indústrias exportadoras no Brasil; já no ano passado, foram 17,8 mil.

Dorothea lembrou o potencial exportador brasileiro e destacou que o país ainda é responsável por apenas 1% das exportações mundiais. "É a média. Temos setores com resultados muito bons e outros com menos de 1% de mercado. O empresário precisa entender que é hora de aproveitar enquanto os concorrentes ainda não se preocupam com os produtos brasileiros", disse. A economista destacou que o Brasil exporta 20% da carne e 28% do suco de laranja mundiais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;