Cultura & Lazer Titulo
Casa da Palavra inicia sua programação
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
18/03/2003 | 20:15
Compartilhar notícia


A programação de março na Casa da Palavra (praça do Carmo, 171, Santo André. Tel.: 4992-7218) começa nesta quarta com palestra de Maria Aparecida Zola. Autora dos livros Poeta-Palhaço (poesia) e Mar de Espera (contos), ela tem como tema A Arte de Falar em Público.

Ministrada por Sérgio Simka, professor da UniABC (Universidade do Grande ABC) e da Firc (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires), a oficina Para Escrever Melhor começa nesta quinta. A intenção é derrubar mitos por meio de exercícios. “Um dos mais devastadores é o que atribui o ato de escrever a uma espécie de dom. A habilidade pode ser adquirida a qualquer momento. O curso não é teórico. As pessoas escreverão”, diz.

Simka defende a idéia segundo a qual “antes de escrever é necessário pensar, ter um objetivo”. Ele contesta o “nosso ensino, centralizado no modelo de cópia. O professor corrige não o pensamento, mas erros gramaticais. E você escreve para participar do mundo, não para mostrar conhecimentos gramaticais”.

O ensaísta, poeta e tradutor Cláudio Willer recorre a autores como William Blake, Fernando Pessoa, Charles Baudelaire e André Breton a fim de dar, nesta quinta, a palestra Poesia e Ocultismo. O dia 22 está reservado para o projeto Ler e Falar Poesia, comandado pelos poetas Jurema Barreto e Zhô Bertholini, pelo qual se explora a oralidade no hábito de ler poesia. Todas as atividades têm entrada franca.

A palestra do escritor espanhol Mario Garcia Guillén, que fala sobre a importância do idioma espanhol, está marcada para o dia 27. Na mesma data, a biblioteca de línguas da Casa da Palavra comemora a ampliação de seu acervo para 1,1 mil títulos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;