Cultura & Lazer Titulo
Grifes espanholas declaram guerra à 'magreza excessiva'
Da AFP
23/01/2007 | 18:08
Compartilhar notícia


A grife Zara e as principais marcas de moda espanholas se comprometeram nesta terça-feira a promover, com medidas concretas, "padrões de beleza" que correspondam mais ao físico dos espanhóis e não incitem à "magreza excessiva".

O acordo de doze pontos, assinado com o Ministério da Saúde espanhol, prevê que os manequins das vitrines tenham pelo menos um tamanho 38 para as mulheres e que a roupa tamanho 46 não seja marginalizada nas estantes com a denominação "tamanhos grandes".

Segundo o comunicado do Ministério da Saúde, os grupos de roupa espanhóis se comprometeram ainda a homogeneizar seus tamanhos, que variam de uma marca para outra, e podem "induzir os consumidores a erro".

Os signatários (Inditex - Zara -, Cortefiel, Mango, Corte Inglés) estão presentes no mundo com milhares de lojas.

Este acordo tenta lutar contra os modelos de beleza "impossíveis de conseguir para a maioria das pessoas" e que "podem contribuir para graves distúrbios de saúde" como a anorexia, acrescentou o comunicado.

As novas medidas, que serão aplicadas progressivamente, se basearão em um estudo biométrico da população feminina espanhola, que será realizado a partir deste ano com 8,5 mil mulheres de 12 a 70 anos, acrescentou o ministério da Saúde.

A Espanha se destacou recentemente na luta contra a anorexia: as autoridades de Madri e os organizadores do grande evento de moda da capital espanhola, a Passarela Cibeles, barraram em setembro passado modelos magras demais e repetirão a medida nos próximos desfiles.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;