Cultura & Lazer Titulo
Bem mais perto das artes
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
15/09/2010 | 07:59
Compartilhar notícia


Artes visuais e suas mais diversas vertentes serão apreciadas na exposição Bem Mais Perto, com abertura amanhã, às 19h, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André. São três artistas da cidade que trabalham o colorido e o cinzento em temas como lembranças e crítica à violência, além da arte digital. As obras podem ser conferidas até o dia 23 de outubro. A entrada é gratuita.

Sueli de Moraes assina o maior número de trabalhos, que atingem vários campos das artes. Alguns se entrelaçam. Tudo começa com vídeo gravado durante três dias no mezanino de sua residência. "É um vídeo de corte, no qual eu corto lembranças escritas e fotografias", explica a artista. Tudo o que ela decidiu descartar foi queimado em ritual na Rua Senador Fláquer, na cidade. A performance rendeu outro vídeo, que também será exibido.

Lembranças que serão guardadas, como algumas fotos, ganharam lugar dentro de escultura de madeira de 2,20 m de altura com 8.000 fios dourados batizada como Relicário A(dor)mecido. A escultura é matriz de xilogravura, que também será exposta.

Em instalação, Sueli une cama antiga com seu vestido de noiva no chão. "A mensagem da obra tem de ser percebida, sentida pela pessoa". Autorretrato e escultura dos pés da artista concretados também serão expostos.

Digital - A série Rendas Digitais, de Cristina Suzuki, surgiu a partir de estudo iniciado em 2006 com tecido chita. Depois, começou a criar suas próprias padronagens e imprimir em objetos feitos em tecido de algodão. "Hoje faço a montagem digitalmente e imprimo sobre telas", diz Cristina, que apresenta três trabalhos. Destaque para tela com renda impressa que utiliza artifício de 3D. "Visitantes poderão usar óculos para a visualização".

Urbano - Crítica à violência. Essa é a temática dos quatro trabalhos de Carlos Ribeiro. Um deles é instalação que reúne 16 anotações verídicas, porém descaracterizadas, de locais de crimes.

Bem Mais Perto - Artes visuais. Na Casa do Olhar Luiz Sacilotto - Rua Campos Sales, 414, Centro, Santo André. Telefone: 4992-7730. Abertura: amanhã, às 19h. Visitação de sexta-feira até 23 de outubro. Terça a sexta-feira, das 10h às 21h. Sábado, das 10h às 17h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;