Internacional Titulo
Europeus são contra a independência de Montenegro
Das Agências
23/04/2001 | 16:05
Compartilhar notícia


A maioria dos países europeus se manifestou nesta segunda-feira contra a independência de Montenegro e a favor do diálogo de seus dirigentes com Belgrado, no dia seguinte das eleições legislativas na república iugoslava em que saíram vitoriosos os partidários da secessão.

"A União Européia (UE) apóia plenamente um Montenegro democrático no seio de uma Iugoslávia democrática. A UE se opõe a qualquer medida unilateral que possa ter um efeito contrário sobre a estabilidade da região", declarou o responsável pela Política Externa e Segurança (PESC) da União Européia (UE), Javier Solana.

"Belgrado e Podgorica são chamados a iniciar sem demora discussões sérias sobre seu futuro comum", insistiu o ministro alemão de Relações Exteriores, Joschka Fischer.

A Itália também se pronunciou a favor de uma retomada "o mais rápido possível", do diálogo entre as autoridades separatistas de Montenegro e o governo de Belgrado.

"É preciso destacar a margem bastante estreita entre as duas coalizões rivais (...) É de esperar que isto contribua (...) para fomentar o diálogo sobre o futuro das relações entre Montenegro e Sérvia", declarou o ministro italiano de Relações Exteriores, Lamberto Dini.

Montenegro forma junto com a Sérvia a República Federal da Iugoslávia (RFI) desde 1992.

A coalizão separatista "Vitória de Montenegro" obteve 42,05% dos votos, ante os 40,67% da coalizão "Juntos pela Iugoslávia", segundo os resultados provisórios, depois de contados 98,94% dos votos, publicados pela comissão eleitoral.

Os resultados oficiais definitivos serão conhecidos quinta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;