Nacional Titulo
Populaçao pobre é a favor da taxa, diz Petreluzzi
Do Diário do Grande ABC
08/11/1999 | 16:12
Compartilhar notícia


O secretário de Segurança Pública do estado, Marco Vinício Petreluzzi, afirmou nesta segunda-feira que a camada mais pobre da populaçao tem se mostrado mais disposta a pagar a taxa de segurança de R$ 2,50, a ser descontada na conta telefônica. "Essa coisa de quem pode pagar, quem nao pode, na minha pesquisa pessoal nao está dando certo, o povao mesmo tem muita solidariedade", disse. No entanto, o secretário disse nao poder dar garantias de que a contribuiçao resolverá a questao da segurança pública no estado. "Eu garanto é que esse dinheiro será todo aplicado em segurança", afirmou.

Petreluzzi reclamou que a populaçao insiste em atribuir a criminalidade à polícia. Segundo ele, o caso do estudante Mateus da Costa Meira, que matou três pessoas no Morumbi Shopping na semana passada, é um exemplo de violência gerada pela própria sociedade. "O que tem a ver com a polícia?", indagou. Para o secretário, a divulgaçao excessiva do assunto pela imprensa brasileira estimula novos crimes desse tipo.

O governo deve decidir em uma semana se mandará ou nao a proposta da taxa à Assembléia Legislativa. "Antes de enviar o projeto à Assembléia, abrimos a discussao, se a sociedade nao quiser, nao vamos nem mandar", disse. Petreluzzi afirmou nao haver possibilidade de ser uma taxa voluntária. De acordo com o secretário, o governo está estudando apenas formas de isençao. Para o secretário, os parlamentares que se manifestaram contrariamente ao projeto nao querem dar dinheiro para a segurança pública. "Quero que essas pessoas assumam isso depois", cobrou.

Sobre as chacinas do fim de semana, argumentou que o índice de homicídios está abaixo da média em relaçao ao ano anterior. "Essas coisas nao se combatem na emergência, têm de ser feitas com planos", afirmou. As declaraçoes foram dadas no início da tarde, após a abertura do Seminário Interamericano Sobre Treinamento de Policiais - II Cúpula das Américas, que reúne representantes de 21 países latino-americanos, até o dia 10. Além do secretário, participou da abertura do evento, no Memorial da América Latina, em Sao Paulo, o ministro da Justiça, José Carlos Dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;