Internacional Titulo
Chirac comemora sexto ano como presidente da França
Do Diário do Grande ABC
04/05/2000 | 15:35
Compartilhar notícia


Jacques Chirac celebra o quinto aniversário de sua eleiçao como presidente da França, enquanto vive uma situaçao política mais favorável do que a de um ano atrás: se aproximou da direita e está em vantagem nas pesquisas de opiniao, deixando para trás o primeiro-ministro Lionel Jospin.

A dois anos das próximas eleiçoes presidenciais, a esquerda se beneficia do progresso econômico, enquanto a direita tenta se unir e elaborar um programa alternativo.

Uma pesquisa de opiniao recente revelou que, se as eleiçoes fossem hoje, Chirac venceria no segundo turno com 53% das intençoes de voto, contra 47% de Jospin. Os dois prováveis candidatos à presidência se concentram em mobilizar seus partidários.

No fim de março, o presidente francês teve uma série de reunioes com parlamentares das três agrupaçoes de centro-direita.

A direita saiu dividida das eleiçoes européias no ano passado, mas o que mais preocupa Chirac é o RPR (Reuniao Para a República), partido que ele mesmo fundou. Em cinco anos, o RPR teve quatro presidentes: Alain Juppé, Philippe Séguin, Nicolas Sarkozy e Michèle Alliot-Marie.

No segundo semestre deste ano, Chirac passará para o primeiro plano, já que a França assumirá a presidência rotativa da Uniao Européia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;