Internacional Titulo
EUA anunciam saída de organização islamita do Iraque
Da AFP
08/04/2003 | 19:28
Compartilhar notícia


Os americanos anunciaram nesta terça-feira que eliminaram do nordeste do Iraque a organização islamita Ansar Al Islam, com a ajuda de seus aliados curdos e de seus inimigos iranianos que, segundo testemunhas, fecharam a única porta de saída que restava para os membros da organização, que os Estados Unidos acusam de estar ligada à rede terrorista Al Qaeda.

Alguns membros das forças especiais americanas partiram na manhã desta terça-feira de Halabja, com combatentes curdos, para capturar os integrantes da Ansar que sobreviveram aos bombardeios e combates.

Os americanos mantêm em sigilo o local de sua busca. Porém, segundo os líderes curdos, o lugar é a região das montanhas, na fronteira com o Irã, porque os membros da Ansar "já não têm para onde ir" e os iranianos "fecharam a fronteira para eles".

Todas as cidades junto à sinuosa estrada que leva ao lado iraniano foram "limpas". Os refúgios, através dos quais os integrantes da Ansar Al Islam mantinham os curdos a distância, foram destruídos pelos mísseis americanos.

Seus antigos quartéis-generais foram pintados com as cores da União Patriótica do Curdistão (UPC), que administra esta parte do Curdistão que não está sob controle do presidente iraquiano Saddam Hussein e onde a Ansar havia instalado seu enclave islamita de algumas dezenas de quilômetros quadrados em setembro de 2001.

Os americanos e os curdos asseguram que encontraram, em cavernas da região, a confirmação das relações entre Ansar e a organização terrorista Al Qaeda: propaganda e passaportes, entre outros elementos.

A Ansar Al Islam era considerada a principal prova para os americanos do apoio de Saddam Hussein ao terrorismo, uma das razões alegadas para atacar o Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;