Internacional Titulo
Supostos ativistas do Fatah teriam recebido ajuda do Irã
Da AFP
15/01/2004 | 21:45
Compartilhar notícia


Israel acusou nesta quinta-feira três supostos ativistas do Fatah, movimento ao qual pertence o líder palestino, Yasser Arafat, de financiarem "grupos terroristas" com dinheiro do Irã e do movimento Hezbollah xiita libanês, apoiado por Damasco e Teerã.

Segundo um comunicado militar, os irmãos Fadi, Hamadi e Shadi Abdu, que vivem em Nablus (norte da Cisjordânia), entregaram mais de US$ 200 mil dólares a grupos armados que operam na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

Este dinheiro procedente do Irã e do Hezbollah foi distribuído "usando a cobertura de associações humanitárias", segundo a mesma fonte.

Fadi Abdu, 27, é dirigente das juventudes do Fatah na Universidade Al Najah de Nablus e confessou ter recebido fundos de um ativista da organização que opera na Jordânia e de outro residente no Líbano ligado aos guardiães da revolução iraniana.

Os recursos foram enviados a um chefe das Brigadas dos Mártires Al Aqsa, que mantêm relação com o Fatah, do campo de refugiados de Balata, em Nablus, também detido.

Estas brigadas são formadas por dezenas de grupos espalhados pela Cisjordânia sob as ordens dos chefes locais e com bastante autonomia em relação ao Fatah.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;