Economia Titulo
Confecções formalizaram 161 negócios na região
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
15/02/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


A formalização no setor da confecção está avançando gradativamente no Grande ABC, tanto que no ano passado 161 pessoas procuraram o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para fazer registro como MEI (Microempreendedor Individual).

O consultor do escritório regional do Grande ABC do Sebrae-SP, Marcelo Alciati, avalia que os profissionais estão identificando a necessidade de ter a empresa regularizada, contratar funcionário formalmente, recolher impostos e contribuir com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Na região, o município andreense registrou maior adesão em 2010, com 69 formalizações de microempresas na área, seguido por Mauá (39), Diadema (38), Ribeirão Pires (11) e Rio Grande da Serra (4).

De maneira geral, Alciati afirma que a quantidade de negócios regularizados contabiliza bons resultados. "No ano passado foram 7.009 novos MEIs na região. Apenas em janeiro, o escritório regional do Sebrae teve 809 inscrições. Se multiplicarmos este número por 12 meses, poderemos ultrapassar a média de 2010 em 38,5% neste ano", analisa o consultor.

CENÁRIO

Assim como em diversos setores produtivos do País, o segmento de confecção também sofre com a carência de mão de obra especializada. A empresária andreense Arlete Marques Parrom, relata que precisa terceirizar muitas encomendas por falta de profissionais qualificados.

"Tenho 40 máquinas de costura e apenas 18 profissionais na produção de uniformes industriais e escolares. Tem gente disposta para trabalhar, mas que não preenche os requisitos necessários para a função", pontua. Arlete salienta que nos últimos anos o mercado ficou aquecido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;