Publicidade Titulo Publieditorial
Cansado de perder arquivos importantes?
Saiba como fazer backup sem segredos

Imprevistos acontecem. Seja por erro humano ou problemas com aparelhos eletrônicos, nós estamos sempre à mercê de perdermos arquivos importantes, caso não sejam tomados alguns cuidados. Isso não significa que manter arquivos digitalmente seja algo ruim, mas que precisamos nos preparar.

Por Divulgação
29/06/2023 | 14:00
Compartilhar notícia
Divulgação/ Sam Pak por Unsplash


Salvar cópias de arquivos é uma das soluções comuns, quando o assunto é manter arquivos seguros. Sejam documentos profissionais ou arquivos da vida pessoal, ter múltiplas cópias de um determinado arquivo geralmente é uma maneira eficiente de garantir a segurança dos dados.

Uma das formas mais simples de realizar o salvamento de cópias é o backup, sobre o qual nós vamos falar hoje. Backups podem ser feitos de diferentes formas, de acordo com o dispositivo onde estão armazenados os arquivos, as ferramentas utilizadas e as preferências de quem o está realizando.

 

Quais são as principais maneiras de realizar um backup?

Se você precisa restaurar backup WhatsApp Google Drive ou simplesmente fazer uma cópia de arquivos importantes por segurança, existem diferentes maneiras de realizar a tarefa. A mais simples delas é simplesmente copiar documentos para um novo dispositivo, como um pendrive ou HD externo.

Caso o conteúdo que queira guardar esteja dentro de algum aplicativo, como é o caso do WhatsApp, é possível utilizar ferramentas próprias do programa. O mesmo vale para outros tipos de backups disponibilizados pelos sistemas operacionais dos computadores ou armazenamentos em nuvem.

Todas essas alternativas possuem algum tipo de limitação, o que significa que elas podem não servir ao que se busca especificamente. Dessa forma, um programa recomendado para a realização de backups é o Wondershare MobileTrans.

 

Como fazer backup com o Wondershare MobileTrans em 5 passos

O Wondershare MobileTrans é um programa para computadores compatíveis com as mais recentes versões do sistema operacional Windows. Ele possui funções pagas, mas pode ser baixado gratuitamente em seu site oficial. Abaixo está um tutorial sobre como utilizá-lo para fazer um backup!

1 – Realize o download e a instalação do programa

O primeiro passo para fazer backup utilizando o Wondershare MobileTrans é realizar o download e a instalação do programa. Essa parte do processo pode levar entre alguns segundos e poucos minutos, dependendo da velocidade da sua conexão com a internet e da máquina que está utilizando.

2 – Conecte o dispositivo cujos arquivos você quer fazer o backup

A fim de que o backup possa ser realizado, você precisará conectar o dispositivo onde estão os arquivos ao computador no qual instalou o MobileTrans. Para isso, é necessário utilizar um cabo USB. Apesar do programa rodar em sistemas Windows, iPhones também são compatíveis com o backup.

Pode ser necessário realizar etapas extras, caso o computador não reconheça o smartphone de imediato. Assim que você o conectar com o cabo, se certifique de autorizar a tarefa, função que irá ser pedida na tela do celular. Se tudo for feito corretamente, o MobileTrans reconhecerá o aparelho.

3 – Escolha a ferramenta mais indicada para a sua situação

O Wondershare MobileTrans possui uma série de ferramentas, as quais são indicadas para as mais variadas tarefas. É possível fazer transferência do WhatsApp, restauração de dados, transferência de dados do celular e backup de dados, sendo esta última função que procuramos para o nosso caso.

Na janela inicial do programa, clique em “backup e restauração” e em seguida selecione “backup de dados do celular”. Aperte o botão “fazer backup” e você será redirecionado para uma janela onde verá o celular conectado ao computador, bem como diversos tipos e formatos de arquivos.

 

4 – Faça o backup

Na janela do backup você verá listados itens como: fotos, contatos, SMS, correio de voz, vídeos, registros de chamadas, notas, mensagens de voz, calendário, lembretes, despertador, favoritos, papel de parede, toque, aplicativos e músicas. Você deverá escolher aqueles que deseja recuperar.

Caso esteja buscando como restaurar as conversas do WhatsApp, deverá voltar para a janela anterior e clicar em “backup e restauração” e “restauração de dados apagados do WhatsApp”. Os passos seguintes são os mesmos para as duas situações, o que facilita explicações subsequentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5 – Aguarde o backup ser concluído

Escolhidos os tipos de arquivos que deseja realizar o backup, você deverá clicar no botão “iniciar”, na parte inferior da janela. Isso fará com que o MobileTrans comece a executar a tarefa, o que pode levar alguns minutos. A diferença de tempo depende da quantidade e do tamanho dos arquivos copiados.

É muito importante que você não feche a janela do programa até que o backup seja devidamente concluído. Caso o processo seja interrompido antes do final, o backup não terá sucesso. Você não perderá os arquivos, mas precisará reiniciar o tutorial desde o primeiro passo dessa lista.

E é só isso! Com o Wondershare MobileTrans, o backup de dados e arquivos importantes se torna uma tarefa simples. Apesar de oferecer ferramentas complexas, para as mais diversas situações, a interface do programa garante um uso simples mesmo para aqueles que nunca realizaram backups.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;