Internacional Titulo
Organizaçao condena ONU pela anistia em Serra Leoa
Do Diário do Grande ABC
08/07/1999 | 14:45
Compartilhar notícia


A organizaçao defensora dos direitos humanos, Human Rights Watch (HRW), criticou nesta quinta-feira a ONU por nao ter tido uma posiçao mais firme contra a anistia geral para as forças rebeldes acusadas de cometer atrocidades contra civis em Serra Leoa.

Em um comunicado, HRM condenou a ONU "por agir como garante moral de um acordo de paz que inclui uma anistia geral para as atrocidades cometidas na guerra civil de Serra Leoa".

O porta-voz da ONU, Manoel de Almeida e Silva, disse nesta quarta-feira que o enviado especial da organizaçao a Serra Leoa, Francis Okelo, havia firmado o acordo com uma anotaçao indicando que as Naçoes Unidas nao reconhecerao a anistia para grosseiras violaçoes aos direitos humanos.

"Mas essa anotaçao nao será vinculante para as partes", assinalou a HRW. Segundo o acordo firmado em Lomé nesta quarta-feira, os rebeldes da Frente Revolucionária Unida (FRU) serao anistiados por todos os atos cometidos durante suas operaçoes.

A FRU é acusada de inúmeros abusos, incluindo matanças, seqüestros, estupros e mutilaçoes durante o conflito que matou mais de 20.000 pessoas. Peter Takirambudde, diretor da HRW, advertiu: "o acordo de paz nao pode simplesmente ignorar oito anos de atrocidades. A ONU deveria saber que é pouco provável que perdure uma paz construída sobre a impunidade; e até pode servir como um convite a mais atrocidades no futuro".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;