Política Titulo
Lula: ‘faltou seriedade no trato do dinheiro público no Brasil’
Do Diário OnLine
Com Agências
17/03/2004 | 15:26
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, durante o lançamento da campanha Cresce Nordeste, que “faltou seriedade no trato do dinheiro público no Brasil” nos governos anteriores ao seu. Criticando seus antecessores, ele ressaltou que em 2003 o Banco do Nordeste investiu mais na região do que nos dez anos anteriores.

Lula defendeu a recriação da Sudene (Superintendência para o Desenvolvimento do Norteste) e avaliou que não adianta ficar só reclamando das coisas que os governos anteriores não fizeram, pois em sua opinião quatro anos é pouco tempo para fazer todas as mudanças que considera importantes.

O projeto lançado pelo presidente nesta quarta prevê a facilitação de crédito no valor de R$ 3 bilhões para empresários e empreendedores da região, via Banco do Nordeste. Os empréstimos poderão ser pagos em até 12 anos e os juros serão de cerca de 6% ao ano.

Juros- O presidente aproveitou o discurso para falar sobre a taxa de juros. Ele explicou que o maior interessado na queda da taxa é o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, mas ressaltou que esta diminuição deve ser gradual para não criar “repercussão negativa”.

“Tudo leva tempo. As coisas não são feitas em toque de mágica”, avaliou. “A política de juros vai baixar”, prometeu Lula, deixando claro que as mudanças não vão acontecer “porque alguém gritou mais alto”.

Governadores- Antes do lançamento do Cresce Nordeste, Lula se reuniu com os governadores do Ceará, Lúcio Alcântara (PSDB); da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB); de Alagoas, Ronaldo Lessa (PSB); de Sergipe, João Alves (PFL), e do Piauí, Welligton Dias (PT). Após o lançamento do Cresce Nordeste, o presidente viaja para Sobral, também no Ceará.

Nesta tarde, Lula lança no Centro de Referência de Odontologia Sérgio Arouca, em Sobral, a Política Nacional de Saúde Bucal. Depois, participa de almoço oferecido pelo prefeito da cidade, Cid Gomes. Depois, retorna a Fortaleza, de onde embarca para Recife. Na capital pernambucana, o presidente abre, às 20h30, a 2ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O encontro, que termina sábado, vai debater ações de combate à fome e apresentar sugestões para as novas diretrizes do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional 2004/2007.

Acompanham o presidente os ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, da Integração Nacional, Ciro Gomes, e do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;