Setecidades Titulo Memória
Uma manhã no Pacaembu – 2 Vamos tomar Turbaína? O historiador Fornazza... ...homenageia Pedro Pacini. E traz a bebida de Jundiaí.

Refrigerante tutti frutti é produzido desde 1932 e a fórmula é mantida em segredo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/06/2023 | 07:45
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

A palavra tubaína ou turbaína deriva da expressão cotuba, sinônimo de legal, bacana, joia, segundo o historiador Cecílio Elias Netto, de Piracicaba, ao defender que o produto teria sido criado na sua cidade, ainda no século XIX.

Nos dicionários escreve-se tubaína, que deixou de ser marca para ser substantivo. 

De Jundiaí para o mundo, é Turbaína. Lembra o gosto do guaraná, mas é feito com várias frutas. E a fórmula foi descoberta em 1932 pelo italiano Pedro Pacini no laboratório de uma fábrica de bebidas da Vila Arens, a Ferrazzo & Cia., hoje Ferraspari, em Jundiaí.

A tubaína teria sido inventada em Jundiaí? É o que dizem jundiaienses, mesmo que Piracicaba reivindique a invenção, no final do século XIX, por José Miguel de Andrade 

O certo é que tubaína é bebida típica criada no interior do Estado de São Paulo.

MAS EM JUNDIAÍ...

A história da Turbaína de Jundiaí é contada pelo próprio inventor, o químico prático Pedro Pacini, numa entrevista concedida ao jornal “Vila Arens, Caderno de Informação”, edição de 30 de setembro de 1979, exemplar guardado com carinho por José Roberto Fornazza, membro do Memofut – Grupo de Literatura e Memória do Futebol.

Na reunião do Memofut de 3 de junho, Fornazza levou o jornal ao Museu do Futebol, e serviu a Turbaína, gelada, que o historiador trouxe da sua cidade. Delícia.

“Memória” transcreve tópicos da bela reportagem de capa do extinto tabloide “Vila Arens”, infelizmente sem o nome do redator – as fotos são de Sueli Takejame:

Na capa, o título: “Pedro, o homem que inventou a Turbaína e a pinga sem cheiro”.

Natural da Itália, nascido em 1898 no povoado de Lucazone, em Lucca, Toscana, Pedro Pacini chegou ao Brasil em 1915. Trabalhou numa fábrica de cerveja em Avaré, mudou-se para Barretos e em 1929 radicou—se em Jundiaí.

Em 1932, na fábrica de bebidas da Vila Arens, desenvolveu a fórmula da Turbaína, lançada em outubro daquele ano.

Um refrigerante com o sabor de muitas frutas, daí o “tutti frutti”.

Pedro Pacini desenvolveria na fábrica outras bebidas, como o Quinado, conhaque de alcatrão, mel e bitter, digno de um campari italiano.

Também criou a aguardente de Genziana, com sabor, cor e efeito da pinga, mas sem cheiro.

VIVA A TURBAÍNA!

E assim vai-se contando a história do Sr. Pedro. Um orgulho para os jundiaienses e que tem em Fornazza um divulgador master, por excelência um amante das coisas da sua cidade.

  

Crédito das fotos 1, 2 e 3 – Projeto Memória (fotos e reproduções)

DIVULGAÇÃO. Pedro Pacini no jornal “Vila Arens” e José Roberto Fornazza levando a Turbaína à reunião 153 do Memofut

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 19 de junho de 1993 – ano 36, edição 8417

MANCHETE – Poluição do ar continua caindo na região.

Cetesb concluía que taxas de dióxido de enxofre nas cidades do Grande ABC registraram expressiva redução nos últimos cinco anos (entre 1988 e 1993).

RIBEIRÃO PIRES – Conselho de Saúde tomava posse, com Neusa Ortiz, secretária de Saúde, na presidência.

RIO GRANDE DA SERRA – Prefeitura pensava em criar uma segunda biblioteca pública, depois da grande procura pela primeira, inaugurada em maio de 1993.

EM 19 DE JUNHO DE...

1898 – Fundada a Società de Mutuo Socorso di San Bernardo, atual Associação Italo-Brasileira de Beneficência, com sede na Rua Marechal Deodoro.

1918 – Exonerado, a pedido, o subdelegado de polícia de Rio Grande, hoje município de Rio Grande da Serra, José Alvares de Lima.

Concedida licença de 45 dias a Maria Botelho, professora da 2ª Escola Feminina do Alto da Serra (Paranapíacaba).

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Hoje é o aniversário de Ribeirão Preto. Fundado em 1856 e elevado a município em 1871, quando se separa de São Simão.

Também aniversariam nesta data: Amargosa e Capela do Alto Alegre (BA), Bacurituba, Bequimão, Governador Luiz Rocha e Tufilândia (MA), Nova Brasilândia D’Oeste (RO) e Parnaguá (PI).

HOJE

Dia do Cinema Brasileiro.

São Romualdo

19 de junho

Monge beneditino. Nasceu na Toscana, Itália. Viveu entre os séculos X e XI.

Ilustração – Canção Nova




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;